Arch Linux – Linux para os Bravos!


5.Profissionalmente falando
Olhando agora para as possíveis aplicações profissionais deste sistema tenho de dizer rapidamente um definitivo não! Esta não é de forma alguma a distribuição indicada para quem quer aplicar linux num ambiente profissional.

O sistema não é fácil de instalar em varias maquinas, não é fácil de configurar e tem updates constantes que impossibilitam a estabilidade necessária a um ambiente profissional. Gentoo é excelente para usar em servidores já que dispõe da estabilidade que o administrador lhe confere, Fedora e Suse são boas opções para ambientes de escritório já que dispõem de ambientes gráficos com varias ferramentas dedicadas à configuração das diversas maquinas e formas relativamente faceis de instalar o sistema em múltiplas maquinas, Ubuntu será uma boa escolha para freelancers e afins já que é um excelente sistema fácil de configurar e manter mas Arch Linux é para o entusiasta. Arch Linux é uma distribuição para quem quer explorar novas áreas do mundo que é o Linux, é para quem quer experimentar as ultimas novidades e ter um sistema com uma rapidez equiparável a um gentoo mas sem a extrema complicação da instalação do mesmo, não é um sistema para trabalho no dia a dia.

6. Conclusão
Arch Linux é a distribuição de Linux para quem quer aprender mais sobre Linux e sobre o seu computador sem ter no entanto os conhecimentos e/ou o tempo para se render a um sistema como o Gentoo, é a distribuição para quem gosta de usar Ubuntu, Fedora ou Suse e quer algo um pouco mais “hard core”, Arch é a distribuição de linux para aqueles que querem rapidez e um sistema “bleeding edge” acima de tudo mas que ainda não sabem o suficiente para mergulharem de cabeça para Gentoo.

Um sistema rápido, minuciosamente personalizado aos gostos e necessidades de cada um e sempre com os pacotes mais actualizados é a melhor forma de descrever Arch Linux e eu por mim estou rendido apesar de não o recomendar a ninguém a não ser os mais “viciados” no mundo do linux.

A instalação é difícil mas mais fácil do que um Gentoo, a estabilidade é por vezes quebrada como preço por dispor dos pacotes mais recentes, a velocidade do sistema é assombrosa e mais ainda quando se compilam os nossos próprios pacotes (uma opção muito bem vinda para programas como o Firefox) mas Arch Linux é um vicio para aqueles que gostam de computadores.

Arch Linux é uma distribuição para aqueles que não têm medo do que fazem com a sua maquina, é um linux para bravos!