Arch Linux – Linux para os Bravos!

Arch Linux LogoEsta semana decidi seguir o conselho do Rui Moura e dar uma voltinha pela distro Arch Linux e devo dizer que ele tem razão nas suas afirmações: é definitivamente uma distribuição “para homens” estupidamente rápida e como tal decidi fazer aqui uma das minhas pequenas “reviews”.

Vamos então a uma analise aos pontos fortes e fracos do Arch Linux 8.0 do ponto de vista de um utilizador casual com tendências para se tornar Power User.


1. Instalação
O processo de instalação do Arch Linux é aquilo a que eu poderia chamar um autentico teste á determinação de todos aqueles que têm a ideia de instalar este sistema operativo. O processo pode ser resumido da seguinte forma: vamos instalar o sistema “á mão”!

Não temos aqui instaladores para clicar next umas quantas vezes, não temos aqui imagens e textos a explicar os benefícios da versão que estamos a instalar, não existe aqui um único interface gráfico para nos ajuda: é tudo feito em modo de texto, passando por menus e introduzindo comandos para instalar o sistema praticamente manualmente.

Ao arrancar do cd somos brindados com uma shell no live cd e as instruções sobre os comandos a correr para iniciar o “instalador”, mudar o “keymap” do teclado, etc… Uma vez iniciado esse instalador podemos então seguir os passos indicados no ecrã: particionar o disco, configurar a ligação á internet, escolher os pacotes a instalar, instalar os devidos pacotes, instalar o kernel, instalar o bootloader…

O Guia de Instalação disponivel no site é uma excelente ajuda neste passo apesar de se encontrar um pouco desactualizado no que toca aos ficheiros de configuração, é no entanto um elemento essencial para alguém menos batido nas lides do Linux compreender os diversos passos (e para outros como eu que se julgavam relativamente entendidos na matéria descobrirem a sua ignorância).

No fim da “instalação” reinicia-se o computador e pode-se então arrancar para o nosso novo sistema acabado de instalar apenas para descobrir que absolutamente nada para alem do essencial foi instalado (é possível instalar tudo do cd apesar de não ser recomendado no guia oficial). É então a altura de configurar tudo desde o ambiente grafico aos sistema de gestão de hardware passando por passos como o som e os utilizadores do computador.

Resta apenas mencionar que no entanto este sistema é mais fácil de instalar do que uma qualquer versão do Gentoo já que ai instalam-se virtualmente todos os pacotes compilando cada um deles, no arch por defeito instalam-se versões pré-compiladas e optimizadas para i686 (Pentium Pro e superior) deixando como opção o compilar dos diversos pacotes.