Unicode na PTNet

Isto hoje vem a titulo de protesto contra o decréscimo de qualidade e de preocupação com os utilizadores que tem vindo a ser demonstrada nos últimos anos pelos responsáveis pela rede portuguesa de IRC PTNet.

Quando cheguei hoje ao canal #ubuntu na PTNet dei de caras com uma situação caricata cujo log pode ser lido na integra no seguinte link:
Discussão sobre charsets na PTNet.

Aparentemente mais do que um IRCOp entrou no canal para se queixar que as pessoas estavam a usar de forma “errada” a PTNet por utilizarem Unicode UTF-8 em vez de utilizarem o “charset da rede” ISO-8859-1 (nem sequer foi o 15, foi mesmo o 1). Ameaçaram vários utilizadores e Ops do canal que utilizam o charset UTF-8 (por utilizarem X-Chat e Ubuntu) que se não o mudassem poderiam sofrer “consequências”.

Pois bem a verdade é que em todos os documentos de regras presentes no site oficial da rede, á data da discussão, não existe qualquer referencia a um “charset correcto” para utilizar aquela rede de IRC.

Venho aqui expressar publicamente a minha indignação sobre esta situação e pedir a todos os que entendem a situação em que nós utilizadores de linux (e mesmo aqueles que utilizam Windows XP Service Pack 2 já que UTF-8 é o default também neste Sistema Operativo) nos encontramos se juntem a mim e divulguem esta situação.

EDIT: Pouco tempo depois de eu começar a escrever este artigo vi um utilizador que falava contra esta situação ser banido da ptnet a minha frente e foi adicionado ao “notice” de quem se liga á ptnet o seguinte texto:

Por favor configure o seu cliente de irc para usar o ‘charset’ ISO-8859-1 -15 ou compatível

  • Luis Nabais | 2007/04/30 - 21:58

Categorias