Redes, Agregadores e afins

Dum lado temos pessoas que defendem a novidade que é a nova “rede” ou não tivessem elas blogs dentro da mesma, doutro lado temos pessoas que há muito fazem o mesmo em planetas e que defendam o cinismo dos primeiros em dizerem que são os primeiros a criar uma “rede de blogs” e por outro lado temos pessoas como eu que estão aqui de fora de ambos os mundos a tentar capitalizar na situação… ou então estou apenas a tentar perceber o que raios se passa aqui.

Mas deixemos-nos de charadas e chamemos as coisas pelos nomes: de um lado temos a nova “rede” TubarãoEsquilo que se apresenta como, e passo a citar, a “PRIMEIRA REDE EDITORIAL DE BLOGUES” e do outro temos muita malta de planetas como o P* que andam por aí muito chateados a dizerem que existiram muitas outras “redes” antes da TE ou que pura e simplesmente a TE não é uma “rede” mas sim um “planeta” que se recusa a admitir que é um planeta, qual homosexual com medo de se assumir perante o mundo.

Ao ler o que descreve o projecto no site da TE penso que percebi o que eles pensam que os diferencia dos planetas e isso possivelmente deve-se ao facto de que, e passo a citar, “os autores são remunerados em função dos resultados alcançados, remuneração esta assente, na fase de arranque, nas receitas de publicidade” ou seja: a diferença está no dinheiro. Mas aqui a porca torce o rabo porque os planetas também não são desprovidos de publicidade mas serão os autores dos blogs pertencentes aos respectivos planetas pagos pela publicidade da rede? Parece-me que é esta a grande diferença da nova “rede”

Mas agora analisemos a afirmação de que a TE é a primeira e eu vou tentar fazer isto sem me partir a rir do absurdo da afirmação. É que perdoem-me a franqueza mas primeira? Onde? No bairro do autor da ideia? É que eu há muito que conheço redes como a Weblogs, Inc. (Engadget, Joystiq, etc…) que ou muito me engano ou têm este mercado das “redes” de blogs muito bem estudado. Sim eu sei que não é em Portugal mas pelo que eu li ninguém restringiu a afirmação ao panorama nacional. Mesmo aí não temos assim grande originalidade porque ou muito me enganou ou a webtuga já anda a navegar por volta da mesma ideia há muito tempo e não vejam cá dizer que é diferente porque a única diferença que vejo é possivelmente a quantidade de autores distintos.

Até eu mesmo sempre organizei os meus sites e diversos blogs sobre uma bandeira ou será que ninguém vê o link para a minha NonsenseBB Network ali no topo? É que ou muito me enganou ou network em português quer dizer rede. Será que posso também afirmar que estava cá antes da TE porque também os meus diversos sites partilham uma “rede” e as receitas publicitárias? É que parece-me que a lógica é a mesma.

Bem e este foi apenas o meu discursos para chatear tudo e todos os que andam metidos nesta brincadeira das redes e planetas e que andam por aí a tentar criar uma guerra da internet portuguesa. Como eu não quero ficar de fora fica aqui a prova que não tenho mesmo piada.

  • Luis Nabais | 2007/03/28 - 22:30

Categorias