Alterações climáticas

Bem de acordo com os meios de comunicação e quase exactamente um ano depois volta a nevar em locais do país onde tal não era considerado “normal” como na região da Grande Lisboa. Se juntar-me este facto que se repete este ano ás secas dos últimos anos e ás enchentes que se verificam poderemos nós estar a presenciar finalmente efeitos do “aquecimento” global? Eu pessoalmente começo a temer que sim.

Sei que ainda sou jovem e que 19 anos são uma idade ainda tenra para poder afirmar isto com certeza mas a verdade é que nos últimos 5 anos sensivelmente ou eu comecei a prestar uma maior atenção ou então o clima do nosso país tem andado a sofrer alterações bruscas que eu pessoalmente não me recordo de presenciar muitas vezes.

Há varias teorias quanto ao aquecimento global: umas dizem que existe uma camada de ozono que se está a deteriorar devido ás emissões que enviamos para a atmosfera, defendem também que a emissões de CO2 causa dano nessa mesma camada também e no entanto há estudos efectuados nos gelos glaciares dos nossos pólos que demonstram que possivelmente o nosso planeta pode estar neste momento a sofrer o aquecimento normal depois de um período anormalmente frio que teve o seu pico no século XVIII. No entanto apenas temos registos de temperaturas pormenorizados e de forma cientifica sensivelmente desde o mesmo período o que não nos oferece termo de comparação com o que se passa actualmente.

Portanto a pergunta que tenho para vos colocar é a seguinte: o que é realmente o aquecimento global? Será apenas um mito que foi criado devido à nossa paranóia perante um acontecimento normal do nosso planeta? Será um problema real e com o qual nos temos que preocupar? Se sim estaremos nós hoje a sofrer já os primeiros efeitos desse aquecimento? O que acham?

Disclaimer: Todos os dados que mencionei foram mencionados de cabeça e podem estar errados, por favor tomem-nos apenas como a minha palavra não confirmada.

  • Luis Nabais | 2007/01/28 - 15:22

Categorias