Videojogos na juventude

Ontem estava eu a falar no IRC com um velho conhecido meu (o RainStorm) e ele lembrou-me desta frase (traduzida aqui de forma livre): Se os videojogos afectam o desenvolvimento dos jovens porque é que aqueles que cresceram na década de 80 não andam em salas azuis a tentar comer bolas enquanto fogem de fantasmas? (PacMan)

Se fosse verdade que os videojogos afectam a juventude porque é que aqueles da minha geração (90s) não andam por ai vestidos com suspensórios vermelhos a comer cogumelos que os tornam “gigantes” e “rabanetes” que os fazem voar enquanto maltratam cogumelos e tartarugas por causa de uma gaja (obviamente sexo)? (Super Mario)

Ou então porque é que não existem pessoas que andam por ai a vandalizar computadores à espera que recebam uma espécie de choque eléctrico que os torne invencíveis enquanto correm de um lado para o outro obviamente influenciados por speeds a tentar apanhar anéis (roubar, obviamente) (Sonic)?

Ou então porque é que não vemos por ai pessoas aos socos uns aos outros a gritar Shoryuken (Street Fighter) ou a andarem de mota a atirar com correntes à cara dos outros motards (Road Rash)?

É por estas e por outras que eu não acredito que os videojogos influenciem o desenvolvimento das crianças da forma como muitos “investigadores” apregoam e com licença que eu tenho só de ir ali procurar as bolas de cristal na minha nuvem magica.

  • Luis Nabais | 2007/01/26 - 11:27

Categorias