Guerra das Consolas

E agora a actualidade

Então agora analisemos factores que o artigo mencionava:

  1. “A PS3 vai vender mais porque tem Blu-Ray, um formato proprietário da Sony que oferece maior armazenamento do que o DVD” – Ok isto foi verdade no tempo da Nintendo 64 mas se formos a ver bem a grande maioria dos jogos actuais para PC que saem em DVD nem sequer chegam a ocupar completamente um disco de 4.3gb e relembro que os jogos para PC têm resoluções em muito superiores aos jogos para consolas (800×600 mínimo no PC contra 320×240 que é o habitual nas Televisões que quase todos temos). Não terão a Microsoft e até a Nintendo acertado nas suas apostas de não incorporar para já formatos de armazenamento óptico de nova geração nas suas consolas efectivamente diminuindo os custos de produção (que se reflectem no consumidor)? O Blu-Ray não vai ser importante para o sucesso da Sony, a edição de fotografias não será um factor importante para o sucesso da Wii e o add-on de HD-DVD também não será um factor importante no sucesso da 360 porque pura e simplesmente são adições inúteis que se resumem a mais marketing para vender maquinas.
     
  2. “A PS3 vai vender mais porque tem o nome Playstation” – Ora esta é a mais fácil de rebater, basta ver ambos os exemplos que mostrei acima. Tanto a N64 como a PSP, consolas que dispunham de duas marcas esmagadoras e facilmente reconhecidas pelo público (Nintendo e Playstation respectivamente) e que no fim não conseguiram capitalizar nesse factor. E relembro também que tal como a Sony entrou no mercado das consolas com fundos aparentemente infinitos para marketing assim entrou também a Microsoft e apesar de tudo a marca X-Box começa a ter bastante força nos EUA.
     
  3. “A X-Box 360 vai falhar porque no ano que teve de vantagem não conseguiu capitalizar nesse avanço” – Este é um facto e não vale a pena tentar destrona-lo, a 360 não conseguiu capitalizar no avanço que teve mas se formos a ver bem a fundo conseguimos perceber que a Sony também não vai conseguir capitalizar nesta falha da Microsoft. Porquê? Porque pura e simplesmente não têm a capacidade para produzir máquinas com a velocidade suficiente que seria necessária para contrabalançar os cerca de 7.5 Milhões de 360 que já vão estar nas salas de muitos jogadores pelo mundo fora aquando da saída das suas concorrente.
    Juntamos a isso o atraso do lançamento na Europa, os problemas técnicos que a maquina certamente terá aquando do seu lançamento e a flagrante ausência de títulos aquando do lançamento da consola e temos a receita para o fracasso. E mesmo o tempo que levaria á Sony para recuperar o avanço da 360 seria o suficiente para a Microsoft baixar o preço da sua consola o que certamente aumentaria o numero de consolas vendidas efectivamente dificultando o trabalho da Sony de acompanhar o ritmo… Um ciclo vicioso que acabaria em derrota.
    Mas quem ganha no meio destes dois fracassos? A Wii com uma carteira de títulos distintos de todas as outras consolas com uma jogabilidade diferente e acima de tudo com um preço de lançamento inferior ás suas duas concorrentes. O único problema com a Wii será mesmo a sua inovação: se não for tão boa como se espera será um fracasso do qual possivelmente nem mesmo a Nintendo conseguiria recuperar.
     
  4. “A PS3 vai vencer no Japão porque a 360 não vende” – Aqui temos um pau de dois bicos porque se formos ver bem a historia moderna nunca, mas é que absolutamente nunca, um produto estrangeiro se conseguiu impor no mercado japonês e isto é um problema inerente ao país que é pura e simplesmente impossível de contornar como tal a Microsoft bem pode continuar a investir no país porque pura e simplesmente a batalha lá está perdida. Mais valia, como diz muita gente nos comentários, a Microsoft investir forte no mercado chinês onde o crescimento populacional e económico é de tal forma grande que a procura de produtos como as consolas só tem tendência a disparar e juntando a isso uma tradição de má aceitação de produtos Japoneses nesse pais temos uma ocasião perfeita para a Microsoft vencer sem problemas. Significara o mercado japonês assim tanto na actualidade?
  5. “A 360 vai perder porque o seu on-line é pago e o da PS3 não” – Bem isto até poderia ser verdade mas se a ultima geração nos disse algo é que a Sony tem uma ligeira tendência a prometer coisas que não vai cumprir. Lembram-se do serviço on-line da PS2 que ia permitir enviar mensagens para amigos, chat in-game, etc.? Pois claro que não porque ele foi apenas prometido e nunca implementado. A verdade é que o serviço on-line da PS2 foi uma anedota quando comparado com o Live da Microsoft e se a PS3 segue o exemplo da sua irmã mais velha podemos ver mais um prego no caixão da maquina. E já alguém reparou que a Sony não fez qualquer menção a um serviço de comunicação por voz nos seus jogos on-line? É algo de que já a primeira X-Box dispunha e a PS3 não lhe toca, sinal de promessas vagas da Sony?

E os comandos? Quem é que no seu perfeito juízo hoje em dia lança uma consola com um comando sem vibração?!? QUEM!?!? Numa altura em que os jogadores de consolas já tomam a vibração como natural nos seus jogos de consolas como é possível que a maquina que o popularizou venha a ver uma sucessora que abandona totalmente este conceito para abraçar aquilo que parece uma má copia feita em minutos daquilo que uma das suas concorrentes planeia introduzir como principal bónus na sua maquina?

E por fim o factor que para mim vai decidir definitivamente o sucesso ou o fracasso das novas consolas: as copias! Digam o que disserem, façam o que fizerem para o impedir, o mundo da pirataria é efectivamente aquele que atrai mais pessoas para uma determinada consola hoje em dia. A GameCube falha principalmente por isso visto que usa um formato proprietário para armazenar os seus jogos mais uma vez… E na próxima geração como vai ser? Vamos ter a 360 em DVDs e a PS3 em Blu-Rays… Qual deles o mais fácil e barato? O DVD!

Resumindo e concluindo: a PS3 vai precisar de um milagre para se conseguir impor nesta geração mas também não será a 360 a vencer… Teremos na Wii um milagre ou cairá também ela no esquecimento como apenas mais uma consola “estranha” feita pela Nintendo?

  • Luis Nabais
    2006/10/29 - 00:55
  • Páginas

Categorias