4. Ubuntu 6.06 LST (RC) – Linux para humanos


4.4 Multimedia
Vamos então tocar num dos pontos fracos de linux: o multimedia. Ao contrario do que podemos encontrar no Windows e até no Mac, em Linux há poucos padrões. Nos graficos temos OpenGL e SDL, no audio temos alsa, oss, arts, etc mas ainda temos de entrar com gstreamer e xine porque não há nada unificado… A escolha é algo optimo mas esta escolha também pode fazer com que nem sempre tudo funcione a primeira. No caso do ubuntu 6.06 não tive grandes problemas mas nos tempos do 5.10 havia diversos problemas associados a minha placa grafica. Depois a aceleração 3D só funciona bem com drivers oficiais que nem sempre são do mais facil de usar e instalar (caso da ATI) o que impede os jogos de proliferarem na plantaforma.

4.5 Profissionalmente falando
Olhando agora de um prisma empresarial temos um pau de dois bicos. Se por um lado o Linux pareçe a escolha acertada com baixo custo e capacidades para fazer quase tudo temos de admitir que por outro lado a estabilidade ainda só existe no que toca a servidores linux e não aos clientes que no dia a dia são utilizados.

Qualquer gestor de sistemas sabe que não tem melhor opção do que montar um servidor red hat ou um gentoo para ter algo estavel e potente mas também sabem que não se pode simplesmente meter funcionarios a trabalhar em gnome ou kde… Sim o Ubuntu está muito bem concebido e tem uma coerencia acima da media (ainda maior nesta versão 6.06) mas o Gnome ainda não me pareçe ter a maturidade suficiente para funcionar em ambientes de acesso restrito mesmo que o bash já o tenha.

No que toca a edição de imagem, audio ou no ramo da modelação 3D o Mac é imbativel e até o Windows está mais perto de ser uma opção viavel do que o linux que ainda sofre de muitos problemas nas drivers destas areas e mesmo no software que ainda não tem o nivel de um adobe premiere ou um 3D Studio Max (Apesar do Blender ser uma aplicação genial bem como o GIMP).