3. Mac OS X Tiger (10.4.2) – K.I.S.S.

A segunda parte na minha saga de qual sistema operativo escolher.

Uma analise aos pontos fortes e fracos do Mac OS X Tiger (10.4.2) de uma vista de olhos de um utilizador casual com tendençias para se tornar Power User.

3.1 – Instalação
Ok antes de mais nada realço que o meu teste foi feito num PC (IBM-PC compatible) e não no hardware convencional de um mac por isso esta secção aplica-se a utilizadores na mesma situação.

O processo de instalação do Mac OS é moroso e dificil e dá azo a problemas imediatamente após a instalação no entanto tudo isto está relacionado com o hardware que usei para o teste portanto recomendo vivamente que se querem mesmo usar Mac OS comprem um iMac. O procedimento é moroso e arriscado envolvendo diversos reboots entre varios sistemas operativos precisando até de algumas ferramentas pagas como é o caso do vmware workstation (o player não serve neste caso).

No fim temos um mac praticamente pronto a usar sem grandes configurações pelo meio e sem grandes falhas de maior. Os unicos problemas que tive foi a total incompatibilidade com as minhas placas de som creative e a incompatibilidade com placas de rede on-board, ambos problemas que facilmente se resolveram (passar para o som on-board e instalar uma placa de rede que tinha aqui em casa).

3.2 Configurações
Neste ponto está tudo muitissimo bem agrupado bastando abrir o painel de controlo a partir da Dock e ajustar tudo daqui. As opções estão bem estruturadas e são bastante acessiveis até para o mais inculto dos utilizadores.

Algo que me agradou bastante foi o facto de sempre que for necessario instalar uma aplicação ou alterar algo mais profundo no sistema é necessario introduzir a password do utilizador com direitos de admnistrador, funcionalidade de segurança que aplaudo bastante e que o Ubuntu Linux veio a adoptar.

Não são precisas drivers, nem grandes alaridos de segurança. Virus com este sistema são coisas do passado e mesmo os actualmente conhecidos foram lançados DEPOIS do update de segurança que os desactivava…

Que mais posso dizer? É um mac!