OS X Dual Boot

Ok antes de mais nada um aviso:
ESTE TUTORIAL NÃO É PARA NOVATOS!
SE NÃO SABEM O QUE FAZEM NÃO EXPERIMENTEM SEQUER!

Com isto fora do caminho vamos prosseguir com o tutorial.

Existem varias formas de colocar OS X a correr num PC perfeitamente banal mas 2 são as principais e mais extensamente testadas. A primeira envolve apagar o disco inteiro e a segunda (esta que vou aqui descrever) envolve fazer dual boot. Ambas são apenas recomendadas a utilizadores avançados e mesmo a estes é recomendado que façam backups de tudo o que é importante pois podem muito facilmente perder tudo o que têm.


Requesitos:

  • VMWare (Workstation apenas, o Player não serve)
  • Ubuntu Live CD (ou qualquer outro live cd, possivelmente o SystemRescueCD será a melhor aposta para os mais experientes)
  • Deadmoo’s OS X distro (procurar o torrent do ficheiro tiger-x86.tar.bz2)

Vou partir do principio que já sabem como particionar unidades e que já têm uma partição primaria (MUITO importante!) de 6GB ou superior pronta para o Mac OS. Não se preocupem, o Mac arranca tão bem do fim, do inicio ou do meio do disco. Eu pessoalmente tenho 4 partições:

  • hd0 – Win XP
  • hd1 – Ubuntu 5.10
  • hd2 – Linux swap
  • hd3 – Mac OS X 10.4.1

Vamos então começar

1. Insiram o vosso disco do Ubuntu na drive e reiniciem. Arranquem a partir do cd e abram uma consola assim que atingirem o gnome. Nessa janela escrevam:

sudo cfdisk /dev/hda

Escolham a partição que querem usar para o mac e em Type escrevam “AF” (sem as aspas). Não encontram este tipo na tabela mas não se preocupem. Agora escolham Write e saiam do programa. Se fizeram tudo bem apenas a partição que alteraram foi apagada.

2. Reiniciem e voltem ao Windows. Abram o VMWare e criem uma nova virtual machine com o tipo: Outro -> FreeBSD. Usem a vossa drive REAL como principal e montem a imagem do Mac OS que se encontra no ficheiro que fizeram o download como disco secundario. Coloquem o disco do ubuntu novamente na drive e arranquem a Virtual Machine a partir do cd.

3. Mais uma vez abram uma janela de terminal e desta vez escrevam:

sudo dd if=/dev/hdb1 of=/dev/hda2 bs=8192

Isto se montaram no VMWare o vosso disco real em hda (disco principal), a imagem em hdb (disco secundario) e que planeiam instalar o mac os na 2ª partição do disco hda. ALTEREM O QUE FOR NECESSARIO PARA O VOSSO PC! No meu caso substitui hda2 por hda4.

Quando terminar (demora varios minutos) desliguem o VMWare, já só falta configurar o dual-boot.