Google Web Accelerator

Está novamente disponivel este acelerador de internet do google e devo dizer que finalmente consegui começar a usa-lo e estou a adorar. Recomendo vivamente a toda a gente que tem banda larga e de preferencia bastantes consumos para gastar.

Mas antes de mais nada deixem-me limpar o mito: isto não acelera a nossa velocidade de acesso á internet mas no entanto também não é uma grande aldrabice como as primeiras aplicações deste tipo que surgiram no “mercado”.

O google webaccelerator leva um passo á frente uma tecnologia que o Firefox 1.5 já tem implementada e que tem o nome de PreFetch. Basicamente no Firefox 1.5 as paginas das pesquisas google que têm mais probabilidade de serem clicadas são descarregadas em fundo enquanto nós observamos os resultados da pesquisa efectivamente diminuindo o tempo que demoramos a aceder posteriormente ao site. O google webaccelerator leva isto a todos os sites e funciona exactamente da mesma forma: a aplicação comunica com os servidores google para examinar os links nas paginas que observamos e descarrega para a memoria as mais provaveis de acedermos de seguida.

Apenas ficheiros .html, .gif, .png e .jpg são descarregados e paginas com o protocolo https ou que enviem/recebam dados via GET ou POST também o que significa que para ver foruns por exemplo isto não ajuda.

A aplicação funciona com o Internet Explorer 5.5+ e com o Firefox 1.x portanto não têm desculpa para não melhorarem a vossa experiencia online. De acordo com o contador do programa eu já poupei cerca de 40min na minha navegação (6.3h) portanto como podem ver é bastante util.

O link: Google Web Accelerator

PS: Aviso no entanto que actualmente a cache do programa me rouba cerca de 150mb e o teste está apenas disponivel para utilizadores na America do Norte e na Europa possivelmente com um numero limitado de vagas.

  • Luis Nabais | 2005/12/19 - 01:15

Categorias