Anti-Spam

Caros inter nautas ocasionais e também para os demais deixo aqui as minhas boas vindas de volta ou pela primeira vez ao meu cantinho on-line. Mais uma vez interpelo-vos desta feita para falar do constante aumento dos riscos de segurança e mais concretamente de formas de combater o terrível Spam (e com uma extensão menor o E-Mail Phishing).

Ok passando á frente que estes preciosismos do Português são deveras ridículos vou então abordar algumas coisas simples que podemos fazer no dia a dia para impedir a disseminação do Spam (mensagens de correio electrónico não solicitadas) e, com mais urgência, do E-Mail Phishing (Envio de e-mails falsos, muitas vezes com aparências bem semelhantes aos de empresas reputadas como E-Bay, Citybank ou até mesmo o português Millennium BCP).

Bem mas deixando-me de rodeios vou passar então ás sugestões propriamente ditas:

  1. NUNCA colocar o e-mail em sites abertos ao publico, se o site não está protegido por algum tipo de password está aberto não só aos bots dos motores de busca (como o google ou o yahoo) como a bots semelhantes criados pelos Spammers para pesquisar por e-mails (geralmente procurando o carácter @). Não colocando em sites acessíveis o nosso E-Mail é o primeiro passo para impedir que este seja descoberto por pessoas mal intencionadas reduzindo o aumento do Spam e consequentemente o investimento das fornecedoras de Internet em combate-lo.
    Como nota os Fóruns, apesar de terem passwords a proteger o seu conteúdo, muitas vezes abrem excepções para os bots dos motores de busca portanto devem evitar a divulgação do vosso E-Mail em discussões abertas.
     
  2. Chain Mail? Não obrigado! É isto mesmo, aqueles e-mails que pedem para ser reenviados para X pessoas para concretizarem desejos ou para “ajudarem” uma possível criança vitima de um acidente perigosíssimo e que todos os anos está com os memos dias de vida apesar do E-Mail continuar a circular pela Internet são coisas a evitar.
    Que melhor sitio para obter endereços do que nos cabeçalhos desses e-mails que são tantas vezes descurados e reenviados sem qualquer tipo de preocupação pela privacidade da lista de e-mails neles contidos?
    A minha recomendação é simples, se querem reenviar e-mails façam-no com cuidado: eliminem a lista de e-mails que existir no topo e coloquem os vossos endereços no campo BCC (CCO em português) em vez do tradicional TO (PARA em português). Porquê o uso deste campo? Porque usando-o têm a certeza que cada um dos receptores do E-Mail estará impossibilitado de ver os demais para onde enviaram impedindo assim o aumento destas listas ambulantes, paraísos para qualquer Spammer.
     
  3. NÃO se inscrevam em sites que desconhecem ou desconfiam, muitos sites estão notoriamente associados com conhecidos Spammers e é sabido que estes sites vendem listas de endereços de e-mail para esses Spammers.
    Eu próprio fui abordado em tempos para uma “parceria” com uma tal empresa de CanalMail que me prometia pagar por cada utilizador que se inscrevesse no seu “serviço de publicidade” através do meu Fórum. Obviamente que rapidamente se ofereceram para me pagarem pela lista de e-mails já existente bem como se ofereceram para modificar o registo do meu fórum para que automaticamente e sem qualquer fuga para os utilizadores, estes se registassem no seu “serviço” ao mesmo tempo que se registavam no meu fórum… Escusado será dizer que não aceitei o contrato.
     

E por agora é tudo, espero que este pequeno texto e estas curtas recomendações ajudem a sensibilizar-vos para o crescente problema do Spam e para as pequenas coisas que podemos fazer para o reduzir. E lembrem-se: A Internet só é segura se todos nós adoptarmos um comportamento cuidadoso ao usa-la!