Ilusões

A vida é feita de ilusões… Esta é uma das frases mais antigas e mais batidas mas o que faz a vida uma grande ilusão? O que somos nós? Será que a vida que vivemos é apenas a vida que queremos viver ou será que vivemos a vida que os outros forjam para nós? Será que controlamos o nosso destino ou será que ele nos controla a nós?

Acreditamos naquilo que queremos acreditar e vemos aquilo que queremos ver e por vezes dói quando a crua e dura realidade nos rebenta na cara. Quando descobrimos que acreditamos numa mentira, que vimos uma realidade que só existia na nossa mente… Mas não é essa realidade que temos dentro de nós a única que conhecemos? Não é essa dor causada por um acordar na realidade a dor causada pela destruição da nossa ilusão que é tão real como qualquer “realidade”.

A nossa realidade é nossa e apenas nossa, estamos em controlo dela e se ela se desfaz é porque a levamos por caminhos errados. E é essa uma lição que aprendi: enquanto continuarmos a olhar o lado negativo na vida, a pensar naquilo que pode correr mal e naquilo que vai falhar vamos sempre ficar deprimidos e abatidos porque nunca vamos dar atenção ao céu azul de um dia de verão porque vamos estar atentos ao miúdo que pede um gelado a altos berros ou o escaldão que apanhamos numa manhã de praia…

Mas se a realidade é apenas nossa como pode ser destruída por “verdades”? Talvez porque exista uma outra realidade que ninguém pode algum dia conhecer, completamente independente da entidade que é a mente humana e que é directamente influenciada pelos actos desta gerando consequências que afectam outras realidades de outras mentes… No fundo o que é a realidade? Será que ela existe mesmo ou será que não passa da nossa visão do mundo? Mas existindo um mundo não existira essa tal realidade?

Esta pergunta talvez fique para sempre na mente dos homens pois ao contrario dos animais somos capazes de nós interrogar e é esse interrogar que nos leva num caminho que culmina nas invenções do futuro.

  • Luis Nabais | 2005/08/02 - 19:41

Categorias