O meu maior vicio

Hoje venho falar-vos daquele que foi possivelmente o jogo mais viciante que alguma vez joguei (e de facto ainda hoje jogo).

Não não foi nenhum Pokemon, nem sequer o mitico Sonic… Não foi o Streets of Rage nem tão pouco o Fallout II (apesar de eu nunca esqueçer aqueles karmas. Cheguei a ver karma de Porno Star LOOOOOL)… Na realidade o jogo que mais me agarrou foi o grande, o unico, o inigualavel, o mitico… Transport Tycoon Deluxe!!!

Possivelmente poucos de voçês conheçeram esta malha mas foram quase de certeza indirectamente influenciados pelo seu sistema de jogo fascinante que ainda hoje me consegue agarrar (de facto este é capaz de ser dos poucos, se não o unico, jogo antigo que ainda me consegue cativar a joga-lo).

Pois bem e no que consistia o Transport Tycoon Deluxe? Este jogo consistia em montar uma empresa de transportes de carga e passageiros e montar linhas de caminhos de ferro, aviões, barcos e autocarros por forma a gerar lucro.

O jogo produzia alguns sorrisos nomeadamente quando observavamos a IA do computador a fazer as suas estradas e carris de tal forma eram estupidas as concepções (chegavam a dar voltas e voltas so para irem em frente LOL). Apesar desta pessima IA a verdade é que se não nos punhamos a pau conseguia passar-nos a frente e a caça de subsidios reinava no jogo. Claro que isto a meio do jogo ja tinhamos o mapa todo dominado e todos os competidores adquiridos o que só tornava o jogo mais divertindo transformando-o num autentico sandbox mode onde apenas criavamos a rede viaria/ferroviarea/aerea dos nossos sonhos. As horas que eu fiquei agarrado aquilo…

Ainda hoje gosto de pegar no jogo e joga-lo um pouco mais… Não posso é jogar muito porque o vicio é muito HE HE…

Ainda devem estar curiosos sobre como este jogo vos influenciou se nunca sequer ouviram falar dele certo? Pois bem o motor deste jogo deu origem anos mais tarde ao sucesso que foi o RollerCoaster Tycoon 1. De facto o motor de jogo é o mesmo tendo sido apenas melhorado para uma suposta nova versão do TTDX que foi entretanto cancelada e substituida pelo RollerCoaster Tycoon.

Desde o principio dos anos 90 que este jogo é rei e senhor nos tycoons de transportes e todas as tentativas feitas até hoje de o destronar sairam falhadas por muito boas que sejam. O Transport Tycoon tem muita força e ainda hoje existe uma forte comunidade que o joga havendo inclusive um addon não oficial e um remake Open Source do jogo que inclui não só aquilo que a comunidade achou de melhor para o jogo como também um modo online que consegue por fim demonstrar que os jogos Tycoon também podem ser jogados com sucesso online.

As alternativas a este jogo ha muito que tentam surgir mas a grande maioria delas saiu falhadas. Jogos como Transport Giant, Traffic Giant, 3D Trains & Trucks Tycoon e mesmo o mais recente Locomotion são algumas dessas tentativas que porem continuam a ficar aquem das expectativas.

De facto este ultimo, Locomotion, feito pelo autor do original (o mitico Chris Sawyer) é aquele que mais se aproxima do espirito do TTDX e basta jogar um e o outro para ver claramente que o Locomotion é a sequela que o Transport Tycoon nunca teve com o mesmo estilo de jogo, os mesmos meios de transporte, entre muitas outras coisas que tornaram o TTDX o mitico jogo que me marcou não só a mim como a muitos outros nesse mundo fora (O Transport Tycoon teve uma pseudo-sequela lançada pouco depois do original chamada Deluxe que para mim é ainda hoje o Tycoon quase perfeito, para o ser so precisava de ser um pouco mais dificil).

Espero ter-vos cativado ao menos para este fabuloso jogo (na minha modesta opinião), se estiverem interessados deixo aqui alguns links onde podem descobrir o jogo, o patch, ou o seu remake. Se depois de experimentarem acharem o jogo demasiado antiquado (coisa que duvido) podem sempre ir a uma loja e comprar o Locomotion. Não é perfeito mas se gostam de jogos Tycoon garanto-vos que serve para umas quantas horas de vicio.

  • Transport Tycoon Forums – A comunidade de TT
  • TTDPatch – O patch que serve de addon não oficial do jogo e adiciona compatibilidade com o XP
  • OpenTTD – Remake Open Source do Transport Tycoon, precisa de alguns ficheiros do original
  • Luis Nabais | 2005/01/13 - 23:18

Categorias