PhotoBlogs

Estava eu muito bem no meu ecrã a passear pela internet fora quando me cai no desktop este blog: Photugal. Devo dizer que fiquei curioso com o conceito: falar dos IMENSOS photoblogs que todo o jovem portugues tem de ter para estar “na moda”, de facto o proprio blog começa assim:

“Dos aproximadamente 70 000 photoblogs existentes no Photoblog.be, mais de 20 000 pertencem a portugueses. Porquê?”

Devo dizer que este é um blog a que vou ficar atento até porque aborda algo que também me ocorreu bastantes vezes (nomeadamente aquelas inumeras que me enchem o msn com “pff comentem”, “venham ver o meu photoblog jinhos”, tudo isto numa linguagem ilegivel de X, cAps LoCKs estragados e afins que quase doem a ler).

Mas de onde vem este fenomeno? Da mesma maneira que em tempos toda a santa “pita” teve de ter uma pagina ranhosa com algo estilo: “esta é a minha pagina, curto estes links” (sim porque são as “pitas” quem mais surge nos photoblogs) ou mesmo com os blogs que ultimamente se tornaram no maior cliché online agora toda a santa “miuda” tem de ter o seu photoblog com as fotos tiradas com o telemovel da moda sempre com a qualidade que estamos habituados quando uma camara se estraga. Imagens desfocadas, angulos pessimos, olhos vermelhos e todo o tipo de atentados as imagens apareçem nestes novos clichés da moda. E tudo isto porque? Porque é giro ter um sitio onde se coloca exposto ao mundo todo o tipo de imagens embaraçosas ou não e se espera toneladas de comentarios do tipo “está giro”. Toda esta moda é simplesmente deprimente.

Mas os photoblogs não são apenas deprimentes, também existem aqueles que realmente nos dão a conheçer autenticos mestres da fotografia. Porém esses não os encontramos no photoblog.de mas sim em sites como o deviantart.com que ha muito são porto de abrigo para artistas digitais. Sugiro vivamente uma visita a esse site.

E por hoje fico por aqui, para a proxima falamos de blogs…

…ou então não, quem sabe quais serão os devaneios da minha mente então.

  • Luis Nabais | 2005/01/06 - 21:53

Categorias