O meu top de jogos 2011

1º – Portal 2

Não, desta vez o Bolo não é mentira mas ficámos com o raio dos Limões! O 1º lugar desta lista vai para o mais recente lançamento da casa que Half-Life fez: Portal 2 é para mim o inquestionável jogo do ano. Batman: Arkham City, Skyrim, Deus Ex, Battlefield 3, Uncharted 3 são certamente todos bons jogos que infelizmente não tive possibilidade de jogar mas a verdade é que nenhum deles tem o charme e a atenção ao detalhe que a Valve coloca nas suas criações e nenhum dele me fez ir encomendar o jogo no dia em que saiu e apenas por ter lido 3 reviews consistentemente positivas.

É verdade que eu sou suspeito como fã assumido do estúdio mas caraças se não me deu um gozo mais do que suficiente acabar o jogo 3 vezes (com mais uma do Co-Op): uma vez na PS3, uma segunda no PC depois a PSN voltar e eu poder activar a minha cópia do jogo e uma terceira para ouvir os comentários áudio dos developers e fazer alguns achievements.

Portal 2 não é tão bom como o primeiro mas ao mesmo tempo é infinitamente melhor. É um estranho estado para se estar: por um lado os puzzles do primeiro jogo eram mais consistentes na sua qualidade e nunca me aconteceu ficar irritado num ou outro puzzle ao ponto de desistir de jogar ali (ao contrario do 2º) mas por outro lado o primeiro jogo é praticamente estéril e sem vida quando comparado com as brilhantes actuações do segundo e as texturas e modelos eram obviamente restos do Half-Life 2 com pequenos retoques ao contrario dos brilhantemente desenhados elementos do segundo.

Não se equivoquem: mesmo que o excelente Cave Jonhson não tenha criado o fernezim que a piada do bolo criou em 2007 isso não significa que o jogo não é igualmente importante e é precisamente por isso que vou dar o “prémio” de melhor jogo que joguei em 2011 a Portal 2 enquanto fico à espera que a Valve se lembre de acabar a historia do Gordon Freeman antes que o Half-Life (Episode) 3 se torne no novo Duke Nukem Forever da industria.

E foram estes os jogos que elegi como os meus jogos do ano. E vocês? O que andaram a jogar em 2011?