Puella Magi Madoka Magica

Puella Magi Madoka Magica - Logo

Puella Magi Madoka Magica

Existem seres que têm o poder de conceder um único desejo a uma rapariga escolhida no entanto essa rapariga deve em troca tornar-se uma Puella Magi, uma rapariga com poderes mágicos, e combater contra Bruxas, criaturas maléficas nascidas de maldições e que são responsáveis por assassínios e suicídios.

Uma aluna chamada Kaname Madoka e a sua amiga Miki Sayaka são abordados por um ser chamado Kyubey e pela Puella Magi chamada Tomoe Mami com a proposta de as tornarem raparigas com poderes mágicos no entanto uma outra Puella Magi chamada Akemi Homura tenta impedir Madoka de aceitar essa proposta.

De tempos a tempos surgem séries que colocam meio mundo a falar delas e que prometem ficar para a historia do meio e é a minha opinião de que nesta ultima temporada de animação japonesa pudemos presenciar o nascimento de uma dessas séries. Pode não ser Evangelion, Clannad: After-Story ou Aria: The Origination mas este Puella Magi Madoka Magica é sem sombra de duvidas um dos animes mais marcantes do ano e quiçá até o mais marcante ainda que isso possa parecer demasiado prematuro dado ainda só irmos no 4º mês de 2011.

Se por um lado Mahou Shoujo pode deixar muitos de pé atrás por outro lado a qualidade da equipa por trás desta série de TV original não podia jamais ser ignorada. Temos aqui uma série produzida pelo estúdio de animação Shaft, realizada por Shinbou Akiyuki (Bakemonogatari, Sayonara Zetsubou Sensei), com o guião escrito por Urobuchi Gen (Phantom, Saya no Uta) e com as personagens a contarem com os desenhos de Aoki Ume (Hidamari Sketch) sem esquecer a banda sonora a cargo de Kajiura Yuki (Noir, .hack//, Tsubasa: Reservoir Chronicles) num conjunto que só podia prometer coisas boas.

Puella Magi Madoka Magica - Kyubey

Originalmente anunciado como uma historia comovente Puella Magi Madoka Magica apresenta-nos duas raparigas no secundário, Kaname Madoka e Miki Sayaka, que são confrontadas com as Puella Magi (raparigas com poderes mágicos) e a quem lhes é dada pelo misterioso ser chamado Kyubey a oportunidade de realizarem um qualquer desejo em troca de elas próprias se juntarem a esse grupo. Ao mesmo tempo uma misteriosa aluna chega à escola e avisa Madoka para nunca e jamais aceitar esse contrato, tudo sem dar grandes explicações.

A premissa é típica do género e os acontecimentos dos primeiros episódios também porém existe sempre algo em toda a produção que parece não ser exactamente aquilo que aparenta e aí está a sua genialidade. A mente de Urobuchi Gen é conhecida no meio como capaz de criar das mais amargas historias de que há memoria e sem querer estragar o enredo tenho de confirmar que sim, a qualidade da escrita deste senhor é digna da fama que lhe é atribuída e mais não digo, para isso terão de ver.

Puella Magi Madoka Magica - Kaname Madoka

Os desenhos da Aoki Ume-sensei e o estilo avant-garde do estúdio Shaft e o seu carismático realizador Shinbou Akiyuki já tinham provas dadas em Hidamari Sketch e aqui voltam a repetir o sucesso mas desta vez aliados a uma fantástica historia do melhor que já vi sair dos estúdios de animação de terras nipónicas. A banda sonora também não fica nada atrás com as faixas a pautarem de forma consistentemente eficaz os episódios e os temas de entrada de saída a colaborarem de mãos dadas com o desenrolar da historia em si.

É complicado gerir uma review sem querer estragar aquele que é um brilhante exemplar no que toca a enredos em particular e execução em geral pelo que me resta pedir-vos que acreditem em mim e que vejam pelo menos 4 episódios desta série sejam fãs de Mahou Shoujo ou não. Puella Magi Madoka Magica pode não ser perfeito mas merece certamente um local de destaque e entra directamente para a lista de séries indispensáveis aos fãs do género.

E como cereja no topo do bolo a série, apesar dos atrasos do ultimo episódio, passou praticamente intocada pelo habitual “Shaft a ser Shaft” e todos os episódios foram devidamente terminados sem ecrãs pretos, slideshows ou outros exemplos das típicas falhas do estúdio a gerir o seu tempo.

Veredicto: Com o visual de marca do combo Shaft/Shinbou, a historia que segue todas as regras clássicas de um bom drama e uma execução praticamente sem maculas esta uma das ou até a principal série a ter em atenção dos últimos 2/3 anos.

  • Puella Magi Madoka Magica - Kaname Madoka
  • Puella Magi Madoka Magica - Kyubey
  • Puella Magi Madoka Magica - Miki Sayaka
  • Puella Magi Madoka Magica - Tomoe Mami
  • Puella Magi Madoka Magica - Akemi Homura
  • Puella Magi Madoka Magica - Sakura Kyouko
  • Puella Magi Madoka Magica - Logo

Puella Magi Madoka Magica terminou recentemente a sua emissão no Japão e os DVD/Blu-Ray ainda estão em primeiros estados de edição pelo que a sua obtenção será sempre complicada. Puella Magi Madoka Magica @ TV Wall/Anime Timeline