Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Wii HD?

Abr 11 19

Escrito por Luis Nabais @ 19/04/11 21:04 | 2 Comentários »

Wii HD?

Corre por aí o rumor que a Nintendo se prepara para lançar a sucessora da sua maquina de fazer dinheiro… perdão, da sua consola actual: a hipotética Nintendo Wii HD.

Primeiro vamos aos dados que temos e só depois passo ás minhas opiniões sobre o assunto: parece que a maquina vai quase de certeza possuir uma resolução HD visto essa ser uma constante em todas as “fontes” que têm surgido por ai mas a informação sobre o poderio gráfico da maquina tem sido um pouco inconstante o que me leva a crer que ela se situará suficientemente perto das concorrentes da Sony e Microsoft para não ser vista como ameaça nesse campo. Outro facto que parece estar assegurado é a retro-compatibilidade mas considerando o que se passou com a PS3 não arriscaria a da-lo como certo.

É importante mencionar também que a Wii começou esta semana a descer para os 170 dólares nos Estados Unidos da América e fala-se que pode descer ainda mais para os 150 levando-a para patamares muito próximos do preço da Playstation 2 aquando do lançamento da sua sucessora, um pequeno facto que dá ainda mais credibilidade aos rumores que indicam o lançamento de uma nova maquina da empresa do Super Mário.

E posto isto vamos à minha opinião que se pode resumir numa frase simples: a confirmarem-se os rumores a Nintendo acabou de dar uma lição de boa gestão ao resto da industria.

Se for verdade que a Nintendo está prestes a lançar uma concorrente real ás outras duas consolas da geração actual então podemos concluir que ou propositadamente ou acidentalmente a marca acabou de ter uma tirada de mestre que a viu possivelmente sair da posição de distante terceiro classificado para uma posição bem mais confortável. De uma Nintendo incapaz de competir com a Gamecube passou a uma Nintendo que não quis competir pelo mercado hardcore e que acabou por abrir novas áreas e demografias para a industria que muitos julgavam serem impossíveis de atingir. A marca passou de um simples seguidor para um definidor de tendências mesmo que seja discutível o mérito do mercado casual apontado pela Wii para o futuro saudável da industria.

Tudo começou há 5/6 anos atrás quando alguém na Nintendo teve a inteligência de bater com o pé no chão e decidir investir num ponto diferenciador para a nova consola da marca que não fosse apenas os gráficos ou o espaço disponível para os jogos. Acho que é justo dizer que a Nintendo construiu a sua sorte e consequentemente conseguiu obter fortes lucros num curto espaço de tempo com uma eficiência tão grande que levou as concorrentes a procurarem tentar repetir o sucesso (sem entenderem que chegariam certamente tarde à festa).

Mario Money Cube

Durante estes últimos 5 anos a Nintendo aumentou exponencialmente as suas vendas mas o sucesso da Wii não é algo que dure para sempre e isso reflecte-se nas vendas que têm vindo a sofrer uma forte queda nos últimos tempos. Pior ainda do que a queda das vendas da maquina é o facto de as vendas dos jogos nunca terem sido por ai além com um rácio muito elevado de tralha em relação aos jogos efectivamente bons. O estado do eco-sistema da maquina chegou a um ponto tão mau que jogos aclamados pela critica viram as suas versões para a maquina canceladas por falta de interesse das editoras (super meat boy). Tudo isto dá uma forte credibilidade à ideia de que a própria Nintendo pode estar interessada em aumentar mais ainda os lucros com um eco-sistema de videojogos mais equilibrado à semelhança do que se passa com as suas consolas portáteis.

Mas porque é que digo que a ser verdade isto se trata de uma jogada de génio? Porque a Nintendo ao lançar uma consola competitiva neste momento não necessita de fazer grandes investimentos permitindo-lhe assim atingir um preço competitivo entre os 250 e os 350€ e ainda assim manter uma margem de lucro suficiente na maquina para manter os lucros em níveis aceitáveis. [Pequena curiosidade: ao contrario das outras marcas a Nintendo raramente (ou até mesmo nunca) lançou uma consola sem ter lucro no hardware.]

Terá a Nintendo atingido um feito digno de menção nos livros de economia? Serão estes apenas rumores sem bases reais? Será a sucessora mais do mesmo ou irá a Nintendo voltar em grande ao que tornou a NES e SNES em grandes sucessos? Eu pessoalmente quero acreditar que a marca não pode estar totalmente confortável na sua actual posição e vai voltar em força mas espero para ver.

E vocês? O que acham?

pub:

2 Comentários

  1. hugocardoso

    20 de Abril de 2011 ás 03:36

    a utilizar Safari 533.21.1 em Mac OS X 10.6.7

    Acredito piamente que teremos uma nova consola. Quanto ao hardware, tenho as minhas reservas mas terá de ser superior à PS3 e XBox. 

    A Nintendo sempre teve a capacidade de superar as expectativas do mercado, mas desta vez vai ter um trabalho árduo pela frente.

    A 3Ds tem gerado hype mas ainda não convenceu. Os recentes sinais fazem-me crer que o lançamento esteja para breve. 

    Concordo plenamente contigo em relação à oferta de jogos. Como sabes, sou dono de uma Wii e possuo uma colecção de 11 titulos, que honestamente abrange a grande maioria dos jogos épicos da consola.

    Para ter sucesso, a nova consola vai ter de oferecer algo mais do que Mario, Zelda e Donkey Kong. 

    Estou francamente ansioso por saber mais detalhes e aposto na E3 para mais informações.

    • Luis Nabais

      20 de Abril de 2011 ás 18:05

      a utilizar Mozilla Firefox 4.0 em Windows 7

      Terá mas não vai ser: tanto a PS3 como a 360 têm ainda margens de lucro minúsculas em cada maquina construida apesar do tempo que já têm no mercado (cerca de 60 USD em cada maquina salvo erro) enquanto a Nintendo é conhecida por não vender o hardware abaixo do preço de custo.

      Ora para a maquina ser competitiva no máximo vai ter uma capacidade gráfica equivalente. Claro que a Nintendo pode surpreender ainda mas não acredito que seja pelas capacidades gráficas da consola já que a própria 3DS sofre do mesmo problema.