Anime Report – Outono 2010


Gundam 00: A Wakening of the Trailblazer

Gundam 00: Awakening of the Trailblazer

Mobile Suit Gundam 00: A Wakening of the Trailblazer

É agora o ano A.D. 2314, dois anos depois do desmantelamento dos A-Laws e da derrota dos Innovators. Os poderes de Innovator do Setsuna acordaram mas a exposição do mundo ás Partículas GN fizeram com que varias pessoas por todo o mundo evoluíssem para verdadeiros Innovators.

E para terminar fica mais um filme, desta feita a sequela à segunda temporada televisiva de Gundam 00 e que serve para rematar esta mais recente timeline do universo de robots gigantes da Sunrise e da Bandai. Neste “A Wakening of the Trailblazer” somos presenteados com um mundo 2 anos depois dos incidentes relatados no fim da segunda temporada televisiva e uma altura em que uma nova ameaça se apresenta desta feita vinda de Jupiter.

Sem querer estragar o enredo do filme deixo só a nota que apesar de não ser propriamente original no género da ficção cientifica não deixa de ser relativamente diferente dentro do universo Gundam. No entanto se já na série há a “homenagem” habitual ao Fountains of Paradise de Arthur C. Clarke com a construção de um Elevador Espacial neste há uma referencia bastante óbvia ao 2010: Odyssey Two com o extraterrestres a surgirem de um buraco em Júpiter, situação que ainda não sei muito bem se ei de admirar como uma homenagem se ei de considerar um roubo um pouco descarado.

No que toca a animação o filme não é nada mau com os efeitos visuais dos raios laser a serem visualmente impressionantes bem como muitos dos fundos e designs dos mechs (nada de novo para quem viu a já em si visualmente impressionante série televisiva) porém é notório que os mechs em particular podiam ter um pouco mais de detalhe com o filme a aproveitar muitas imagens de longe para poupar nos detalhes dos robots. O desenvolvimento dos personagens também não é propriamente o melhor com a única nova personagem do filme a não ter grande tempo para crescer e com algumas personagens das séries a serem reduzidas a pequenos papeis que mais valia serem convertidos em cameos porém na generalidade o filme dá um bom sentimento de fim a algumas personagens que tinham ficado mal exploradas na 2ª série como é o caso do “Mr. Bushido”.

No fim de contas é um bom filme pipoca dentro do género sci-fi que infelizmente não tem tido muitas novidades nos últimos anos em comparação com o inicio do século XXI.

  • Imagem: 9/10
  • Som: 9/10
  • História: 7/10
  • Personagens: 7/10
  • Nota Final: 8/10

 

E é tudo finalmente, cá está tudo o que vi nestes ultimos meses no que toca a animação japonesa. Foi muito para eu escrever e é obviamente muito para vocês lerem mas com 3 das entradas a serem filmes o tamanho longo não significa propriamente que tenha visto muito mais nesta ultima temporada do que vejo habitualmente.

Espero que esta revisão vos ajude a escolher uns animes para ver (ou não ver) e como sempre fico aberto a qualquer critica e/ou comentário.