Anime Report – Outono 2010


Panty & Stocking with Garterbelt

Panty & Stocking

Panty & Stocking with Garterbelt

Um grupo de fantasmas instalou-se em Daten City, alimentando-se dos defeitos humanos. Dois anjos, Panty e Stocking, são enviadas pelos céus para exterminar os fantasmas mas na realidade elas foram expulsas do céu por mau comportamento.

A Gainax chegou, viu e venceu mais uma vez. Panty & Stocking with Garterbelt não só tem um nome profundamente ridículo como o efectivamente é em todos os aspectos. É ridículo no seu enredo (por vezes aparentemente inexistente mas sempre presente), é ridículo na sua apresentação ora profundamente detalhado ora a imitar South Park, é ridículo na sua banda sonora que por vezes se limita a sons de uma mulher a ter orgamos e é ridiculo pela quantidade de “fuck”s por minuto que por vezes rivalizam com o Pulp Fiction. P&S É RIDICULAMENTE BOM, pura e simplesmente.

É insano em níveis muito próximos de FLCL, é totalmente imprevisível e nunca em tempo algum se leva a sério. A animação é totalmente diferente de qualquer outro anime antes visto com uma inspiração bastante clara e assumida na famosa série do Cartoon Network: Powerpuff Girls. P&S é a Gainax a fazer o que faz melhor: ser original sem se preocupar com nada nem ninguém e o resultado é pura e simplesmente épico de uma forma que me impede de ser minimamente imparcial no que toca à sua analise.

Panty & Stocking não se pode avaliar pelos habituais critérios de avaliação de animação e desenho pois a variação de estilos é tanta que nem vale a pena tentar, a banda sonora ora apresenta musica digna de uma discoteca ora apresenta coisas que nos fazem procurar um buraco para nos escondermos, o enredo tem mais curvas e mudanças do que a circulação automóvel na baixa pombalina de Lisboa e o resultado é digno de nos deixar de boca aberta até literalmente ao ultimo segundo.

Mas a pergunta que se coloca é a seguinte: precisavam de mais justificação para ver isto para além de saberem que é um trabalho original da Gainax? Dos senhores Evangelion/FLCL/Gunbuster?

  • Imagem: 11/10
  • Som: 11/10
  • História: 11/10
  • Personagens: 11/10
  • Nota Final: 11/10

 

Logo

Amagami SS

Amagami SS

Um aluno do segundo ano de uma secundária fica abatido na altura do natal devido a uma má experiência do seu passado. No entanto, este natal, ele consegue a sua ultima chance para convidar para sair uma colega do ultimo ano, Haruka Morishima, uma de várias outras colegas. A historia do anime vai ser organizada num formato estilo “omnibus” com cada heroína a ver a sua própria versão da historia animada. Cada heroína canta também a sua versão da musica final do episódio.

De Amagami SS já aqui falei bastante também e mantenho a minha opinião: não entendo de onde adveio a estranha popularidade deste anime mas admito que posso ter sido um pouco excessivamente critico. Os character designs foram certamente aquilo que chamou mais à atenção pois todos os personagens em um ar mais alto e magro do que tem sido comum habitualmente e não posso dizer que desgoste desse facto, bem pelo contrario acho que deviam existir mais séries a seguir o seu exemplo mas sem atingir o exagero dos últimos designs da Clamp ou de coisas como Star Driver.

Eu vi a série e até nem desgostei, diria até que a ultima “rapariga” foi uma das sagas mais interessantes que vi nos últimos tempos uma vez que gosto bastante de historias onde existem personagens com problemas de dupla-personalidade mas a verdade é que tanto esse como a grande maioria dos outros arcos sempre pareceram apressados com muito pouco tempo para desenvolver de forma natural a relação entre o par eleito do mês. Não quero com isto dizer que o formato “omnibus” tenha sido um falhanço mas sim que para ele ter sucesso as historias precisam de tempo apropriado em vez dos por vezes excessivamente restritivos 4 episódios por saga.

Amagami SS é uma série competentemente realizada com historias interessantes e que certamente fica na lista do que de melhor se faz dentro do género do romance em animação japonesa porém faltou-lhe qualquer coisa para poder atingir os patamares de obras como Kanon ou Toradora.

  • Imagem: 8/10
  • Som: 8/10
  • História: 7/10
  • Personagens: 7/10
  • Nota Final: 7/10