Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

O meu top de jogos de 2010

Jan 11 02

Escrito por Luis Nabais @ 02/01/11 20:01 | 4 Comentários »

Valkyria Chronicles II

Valkyria Chronicles II

  • Plataforma PSP
  • Editora Sega
  • Estúdio Sega

Site Oficial

3º: Valkyria Chronicles II

Na terceira posição da minha lista encontramos a sequela àquele que foi um dos grandes sucessos de culto da Playstation 3: Valkyria Chronicles II leva-nos de volta ao país fictício de Gália 2 anos após os acontecimentos do primeiro jogo. Desta feita a acção decorre durante um período de guerra civil na pequena nação neutra do continente também ele fictício de “Europa” tendo a série sido movida para a Playstation Portable.

O jogo é um RPG Táctico em que controlamos um pequeno grupo de cadetes da academia militar de Lanseal nas mais diversas missões contra o exercito de rebeldes que aterroriza o país ainda a recuperar da invasão 2 anos antes e com o tema do combate ao racismo sempre presente. O combate é o grande ponto forte da série com um misto de turnos e tempo real a fazer as honras. Durante as missões somos presenteados com um mapa das diferentes áreas em questão e assumimos controlo directo dos diferentes personagens para efectuar acções em tempo real mediante um numero limitado de pontos de acção. Os objectivos variam mas não muito resumindo-se à captura de pontos chave, defesa de pontos chave, eliminação de todos os inimigos num mapa, obtenção de pacotes ou a defesa de um veiculo do ponto A ao ponto B.

Valkyria Chronicles II pode ter uma historia bastante mais leve comparado com a primeira iteração da série e pode ter um motor grafico substancialmente menos impressionante na PSP em comparação com a PS3 porém a jogabilidade e o sistema de combate são exímios e o jogo entra assim para o 3º lugar desta minha lista de jogos do ano.

Metal Gear Solid: Peace Walker - Cover

Metal Gear Solid: Peace Walker

  • Plataforma PSP
  • Editora Konami
  • Estúdio Kojima Productions

Site Oficial

2º: Metal Gear Solid: Peace Walker

Será preciso justificar? Já fiz a minha review do Peace Walker há uns tempos e mantenho tudo o que disse na altura: é um jogo essencial para quem tem uma PSP e/ou quem é, como eu, adepto da saga do Snake (Solid, Naked, tanto faz).

E pensar que só entrei nesta série tarde e a más horas quando comprei por 10€ o Metal Gear Solid 2: Substance para a XBox original num daqueles caixotes cheios de jogos para despachar do El Corte Inglês. Desde então comprei o 1º na PSN, joguei o 3º por emprestimo, comprei o Portable Ops e o fantástico Digital Graphic Novel para a PSP e agora estou a deliciar-me com o Guns of the Patriots na PS3.

Metal Gear é ficção cientifica, é uma historia completamente de loucos que pega em todos os clichés possíveis e imaginários e os junta com uma dose substancial de queijo por cima e no entanto a criação de Hideo Kojima continua a ser brilhante com cada nova iteração a marcar à sua maneira as consolas em que aterram.

Peace Walker é o melhor Metal Gear disponível para a PSP, um dos melhores jogos do sistema no geral e como tal ocupa inquestionavelmente o segundo lugar do meu top de 2010.

pub:

4 Comentários

  1. hugocardoso

    02 de Janeiro de 2011 ás 22:47

    a utilizar Safari 533.19.4 em Mac OS X 10.6.5

    Essa pergunta é complicada, porque joguei pouco em 2010 e a plataforma que utilizei foi diferente, mas aqui vai:

    God of War I e II (PS2) / Torchlight (Mac) / FieldRunners (iPad) / New Super Mario Bros Wii / Red Steel 2 (Wii)

    Mas concordo plenamente, esta é uma excelente altura para ser gamer!