Ensitel – Relações Publicas? Não, advogados!

É engraçado como as empresas (Portuguesas e não só) continuam a meter a pata na poça no que toca a lidar com os comentários feitos em relação ás mesmas e desta temos uma certa empresa cujo nome começa por E, acaba em L e tem as letras NSITE no meio decidiu, no cume da sua inteligência, lidar da pior das formas com uma série de artigos num blog acerca das suas lojas: em vez de entregarem o caso ao departamento de relações publicas (se é que têm algum, algo que duvido) entregaram aos advogados que se prestaram a disparar com um pedido de providencia cautelar para retirar as entradas do blog.

Como se não bastasse o tratamento completamente ridículo que a loja já tinha tido para com a cliente aquando dos dados originais, como se não bastasse a decisão do excelentíssimo doutor juiz do centro de arbitragem de conflitos de consumo de Lisboa ao achar que a cliente devia ter “recusado a recusa da Ensitel” em aceitar o equipamento, ainda vêm agora usar-se da nossa já demonstradamente incompetente justiça para tentar censurar as opiniões desta antiga cliente.

Basta! Se querem calar esta experiência que me fez a mim e a outros que leram jurar nunca mais ser clientes da Ensitel então vamos assegurar-nos que a historia é espalhada aos sete ventos e tornada impossível de silenciar. Vamos mostrar a estes senhores presos na idade das trevas da informação como funcionam as coisas neste fantástico mundo novo da internet.

Nas próximas paginas fica a transcrição dos vários posts que estão agora a ser alvo da providência cautelar. Peço-vos que façam o mesmo, que os espalhem o mais que possível para que por cada cabeça desta hidra que tentem cortar duas surjam no seu lugar.

UPDATE: A Ensitel, depois de dois comunicados que se podem resumir como ridiculos, já descobriu alguém com capacidade para lidar com a situação e fez o comunicado correcto:

Nos últimos dias temos ouvido as vossas opiniões. Nunca foi nossa intenção limitar a liberdade de expressão da Maria João Nogueira, mas apenas a defesa da nossa marca. Mas vemos agora que a nossa atitude foi inadequada e por isso vamos retirar de imediato a acção judicial.

Pretendemos também, no futuro, estar mais atentos ao que os nossos clientes dizem online, de modo a podermos assegurar que a vossa experiência com a Ensitel é o mais positiva possível. Nesse sentido estamos a preparar novas maneiras de poderem comunicar connosco, sempre que tenham um problema numa das nossas lojas ou com um dos nossos produtos.

Pedro Machado
Responsável de Vendas e Serviço a Clientes

Ganha a sanidade, ganha a liberdade de expressão, ganhamos todos nós.