Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Dividir para conquistar: multiplos perfis no Firefox

Dez 10 15

Escrito por Luis Nabais @ 15/12/10 21:12 | Sem Comentários »

Quem usa o Firefox para uso pessoal e para desenvolvimento, como é o meu caso, certamente já reparou que por vezes as inúmeras e indispensáveis extensões que tornam este browser uma quase indispensável ferramenta de trabalho são também alguns dos principais culpados por o deixar sofrivelmente lento no dia a dia.

Pois bem eu encontrei uma possível solução para este problema utilizando uma velha funcionalidade escondida do Firefox que permite possuir mais do que um perfil de utilizador (o que implica bookmarks diferentes, configurações diferentes, cache diferente e acima de tudo extensões diferentes). A parte porreia desta funcionalidade é que pode até ser usada para experimentar versões alpha/beta sem poluir o vosso perfil ou para qualquer outro uso que lhes queiram dar.

Mas vamos ás instruções.

Primeiro que tudo há que criar os perfis correndo o Firefox com os seguintes argumentos

-ProfileManager -no-remote

Somos então brindados com uma janela onde é possível criar novos perfis. Cliquem em “Criar Perfil…” e dêem um nome como “Trabalho” ao novo perfil. Depois cliquem em “Sair” (isto é muito importante se querem manter o perfil actual como omissão).

Depois criem um atalho para o Firefox (no ambiente de trabalho ou em outro local) com os seguintes argumentos:

-P Trabalho -no-remote

Isto vai fazer com que este atalho abra uma nova janela de Firefox a correr o vosso novo perfil onde podem instalar à vontade as extensões de desenvolvimento sem poluir o vosso perfil do dia a dia.

Espero que este truque vos seja tão útil para vocês como foi para mim e se tiverem alguma duvida, critica ou sugestão digam qualquer coisa nos comentários.

pub: