Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

One small step for me

Nov 10 09

Escrito por Luis Nabais @ 09/11/10 21:11 | 1 Comentário »

TVWall Code Bem isto realmente pode não parecer muito emocionante e até excessivamente lento para a maioria mas a minha vida tem andado tão caótica ultimamente que mesmo este pequeno avanço me deixa bastante entusiasmado.

Como certamente sabem tenho andado a brincar com um pequeno website cujo único factor particularmente distinguível é, perdoem-me a modéstia, o design. Agora este post serve apenas para dizer que dei hoje finalmente os primeiros passos para o rewrite que tenho andado a planear e que deve finalmente tornar a aplicação utilizável no dia a dia.

Ficou finalmente funcional a primeira chamada da futura API do TV Wall (sim, vai existir uma API) e apesar de ainda faltarem alguns detalhes (como por exemplo uma forma de autenticação) é já uma conquista para mim conseguir ter posto a funcionar um pedido a um serviço externo e respectiva cache local em CouchDB.

Com isto tenho vindo a habituar-me ao conceito de programação por eventos o que leva a casos curiosos em que passo um bom bocado a tentar perceber porque é que este código não funciona apesar de ao inspeccionar o objecto o método ser claramente visível.

if (db.table.exists()){}

A resposta é simples quando se começa a compreender a linguagem (se bem que um pouco de documentação teria ajudado neste caso): o método é assíncrono pois vai questionar uma base de dados externa logo a forma correcta de o fazer é deixando um callback que vai ser chamado quando ela responder.

db.table.exists(callback = function(result) {
    if (result) {
        // Exists
    } else {
        // Does not exist
    }
});

Como podem ver isto não é propriamente das coisas mais simples de se usar para programação mais convencional em que estamos dependentes do resultado mas para programar na web onde temos de responder a múltiplos pedidos simultaneamente e estamos dependentes dos mais diversos pontos de latência este tipo de lógica trás teoricamente vantagens interessantes para a performance do sistema.

Node.js não é propriamente simples e está bastante longe de estar maduro mas promete bastante na minha modesta opinião e acho que é uma boa aposta para o futuro próximo da web.

PS: acho que é a primeira vez que mostro aqui o novo logótipo do TV Wall. O que acham?

pub:

1 Comentário