Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

School Days

Out 10 21

Escrito por Luis Nabais @ 21/10/10 0:10 | 6 Comentários »

School Days - Logo

School Days

Um adolescente tímido e sem confiança ficava satisfeito vislumbrando simplesmente de relance uma gira colega sua quando se deslocavam diariamente de comboio para a escola secundaria. Pelo menos era assim até Saionji Sekai surpreender Itou Makoto ao apanha-lo com uma foto da bela Katsura no seu telemóvel. Após brincar um pouco com a situação Sekai oferece-se para o ajudar no seu romance. Depois de varias conversas de motivação da Mokoto e bastantes esquemas os 3 tornam-se bons amigos, proximos o suficiente para Makoto convidar Katsura para um encontro. Encontro esse que ela aceita. Mais tarde nesse mesmo dia Makoto arranja um momento calmo para agradecer todo o apoio que a Sekai lhe deu porém ele é surpreendido ao ser apanhado totalmente desprevenido pela recompensa que Sekai lhe pede. Sekai rouba-lhe um longo beijo dos seus lábios antes de sair a correr para apanhar o comboio. A Sekai vira-se então e deseja boa sorte para o encontro de Makoto.

School days é possivelmente um dos se não mesmo o anime mais odiado de sempre dotado do protagonista que mais instintos homicidas despertou nos telespectadores. Porém deixem-me colocar já o meu jogo todo na mesa: eu gosto e muito de School Days e, contrariamente à opinião habitual, acho-o como um anime único e inesperadamente interessante que me deu imensas gargalhadas seguidas de uma assustadora realização de que aquilo poderia mesmo acontecer numa qualquer localização real.

Querem saber porquê? Então continuem a ler mas aviso desde já que esta review pode conter spoilers e não me responsabilizo por vos fazer desfrutar menos da série caso a desejem vir a ver (não vou no entanto estragar os grandes twists finais que, acreditem em mim, são bem grandes).

Antes de mais nada School Days ao mesmo tempo é e não é um romance de secundária tão cliché da animação japonesa bem como uma adaptação de uma das famosas Visual Novels e ainda para mais não é daquelas para todas as idades como Clannad mas sim daquelas que levam um belo 18+ na caixa. Posto isto já podem começar a perceber um pouco o que se pode esperar deste anime: um personagem principal com a capacidade de socializar igual à de uma tábua de madeira mas por quem todas as raparigas se apaixonam. O cliché acaba ai no entanto pois, ao contrario da generalidade das séries do género, o nosso personagem principal consegue virtualmente TODAS as raparigas da série sem grandes excepções ao mesmo tempo que é sem sombra de duvidas uma das maiores bestas que alguma vez foram desenhadas pelos estúdios de animação japoneses.

School Days - Itō Makoto

Itō Makoto

Makoto é um adolescente e como qualquer adolescente só tem uma coisa na cabeça (spoiler: sexo) e se há coisa que a série faz questão em mostrar é como essa é sempre a principal prioridade do nosso protagonista que aparenta ter uma total ausência de massa cerebral guiando-se única e exclusivamente pelo que tem entre as pernas com resultados catastróficos de formas que quem não viu a série certamente não consegue imaginar.

Pequeno resumo dos pontos importantes do enredo: Makoto é o rapaz no centro do típico triângulo amoroso e o seu “coração” (ou outro órgão mais provavelmente) oscila entre a rapariga tímida que ele vê diariamente no comboio e a colega de carteira que o ajuda na busca da rapariga que ele pensa ser dos seus sonhos. Eventualmente ele consegue a rapariga, ele consegue esta nova amiga que se apaixona por ele e ele consegue fazer com que o seu quarto pareça um bordel para as raparigas da escola e não, eu não estou a exagerar.

School Days - Saionji Sekai

Saionji Sekai

Calculo que compreendam agora porque é que School Days é tão odiado mas certamente não compreenderam como é que eu posso dizer que gosto e bastante da série. A resposta é muito simples: toda a estupidez, as más decisões e as respectivas consequências (acima de tudo as consequências) conseguem ser profundamente hilariantes de uma forma ligeiramente sádica (ok bastante sádica mesmo) e eu pessoalmente fiquei sempre em pulgas por saber qual o desastre que ia acontecer a seguir, algo onde o anime nunca desapontou. Eu acho que consegui desfrutar tanto de School Days não só por estes factores mas também porque o mesmo pode ser visto como uma critica social orientada a uma ideia que alguém tem da geração de adolescentes actual que apesar de bastante exagerada consegue estar assustadoramente perto de algumas realidades pelo menos a julgar pelas noticias que mães com menos de 16 anos, por vezes bem menos.

School Days é por muitos visto como um mau anime com uma má historia e más personagens. Eu prefiro vê-lo como um anime incompreendido por muitos ou então uma historia que colocou o dedo numa ferida que muitos não têm coragem de admitir e na minha modesta opinião vale a pena ver para qualquer fã de animação japonesa e especialmente aqueles que não costumam ver este género em particular pois mesmo com todos os seus defeitos não deixa de entreter com qualidade (mesmo que duvidosa). Uma coisa é certa: esta é uma série que polarizou e polariza ainda a sua audiência e isso só pode significar que provocou algum impacto significativo na mesma.

Conclusão: Vejam por vossa conta em risco pois no fim ou vão adorar ou querer partir o ecrã onde viram o ultimo episódio.

School Days já terminou a sua transmissão televisiva e encontra-se editado em DVD no Japão e nos EUA porém a sua idade já se faz sentir pelo que não deve ser muito fácil obter os mesmo. School Days @ TV Wall

pub:

6 Comentários

  1. phoenux

    21 de Outubro de 2010 ás 17:47

    a utilizar Google Chrome 8.0.552.5 em Linux

    Este foi de facto um dos animes que mais me impressionou… Ao contrário do que fizeste aqui, ninguém me tinha avisado do twists que a história iria sofrer, o que fez com que fosse amanhado completamente desprevenido. Sinceramente este anime “bateu” mesmo com muita força, sendo talvez para mim um dos animes mais geniais por esse motivo. 

    Não recomendo este anime a quem tem instintos suicidas (eu não tenho e após ver este filme fiquei com vontade de cortar os pulsos)…

    • Dextro

      21 de Outubro de 2010 ás 18:45

      a utilizar Mozilla Firefox 3.6.11 em Windows 7

      E mesmo eu tentei evitar ao máximo os spoilers (nota que n mencionei o grande final por exemplo) mas imho não creio que dê instintos suicidas mas sim homicidas. A vontade de querer matar aquele protagonista é o que vejo mais se bem que eu, como disse, apenas me ri desalmadamente com a catástrofe que me foi apresentada.

  2. maxmiliano

    09 de Abril de 2011 ás 11:04

    a utilizar Google Chrome 9.0.597.98 em Windows XP

    Sem comentários. eu fiquei tipo uns 10 min em choque, foi muito difícil a aceitação do final. esse foi o melhor anime que eu ja vi pena que também o pior, pois mecheu de mais comigo.

  3. Nathy

    16 de Novembro de 2011 ás 00:24

    a utilizar Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7

    Terminei hoje de assistir o anime e sinceramente gostei muito do final não entrei em choque pois creio que assisti muitos animes na minha vida de todos os gêneros ou estou no ramo da área da saúde. Achei uma história bem normal e principalmente os personagens,não está diferente do que acontece hoje em dia, mas cada personagem possuem sérios problemas psicológicos.  

  4. hiro

    31 de Dezembro de 2011 ás 22:09

    a utilizar Safari 413 em SymbianOS 9.4

    faz menos de um mês que o terminei e vou dizer esse é o um dos melhores animes que já é bem realista não é um anime idiota no qual o autor controla as consequcias e reações mais que o necessario ele mostra aquilo que as pessoas costumam ignorar realmente um anime bem feito.

  5. junex

    02 de Março de 2012 ás 20:57

    a utilizar Mozilla Firefox 10.0.2 em Windows XP

    manolo esse anime tem um final traumatizante,nao achei q foi o melhor anime q eu vi ,mas foi muito bom, a historia nao é a das melhores ,mas o final foi surpreendente

    a minha nota para o anime é 8,0…recomendo para quem curte esse tipo….