Museus

Em várias conversas que tive ontem veio-me à mente um pequeno facto que é aquele de eu há anos que procuro visitar o museu da cidade de Lisboa e porém a oportunidade não se tem presenciado ora por preguiça, ora por falta de tempo, ora porque qualquer outra razão. Achei então que seria interessante fazer aqui um pouco de serviço publico e falar de museus situados aqui mesmo na minha bela cidade de Lisboa e que ou nunca visitei ou visitei e gostei bastante de o fazer.

Para além do já mencionado Museu da Cidade de Lisboa descobri também, ao procurar informações sobre o mesmo, que existe um pequeno museu junto à Sé de Lisboa dedicado ao antigo anfiteatro romano de Olisipo, o Museu do Teatro Romano, e cuja existência me passou ao lado durante anos apesar de ter passado muito do meu tempo e da minha infância por aqueles lados da cidade.

Mas há certamente mais como o museu da Presidência da Republica no palácio de Belém ou o Museu Colecção Berardo no CCB que apesar de muito publicitados e mediáticos ainda não cheguei a visitar.

Não podia também deixar de fora os museus da Carris, da Electricidade e das Telecomunicações que também peco ainda por visitar (sim, eu não cheguei a ir à exposição Star Wars no museu da Electricidade e bem me arrependo disso).

Estes são apenas alguns dos museus localizados em Lisboa no topo da minha lista a visitar nos próximos tempos mas não podia falar de museus sem mencionar alguns que, de uma forma ou de outra, marcaram a minha vida até à data.

O Museu da Água da EPAL sempre foi um museu que gostei bastante, está situado numa bela encosta de Lisboa com uma vista simplesmente avassaladora sobre o Rio Tejo e, tratando-se de uma antiga estação elevatória a vapor, possui no seu interior algumas maquinas de uma dimensão profundamente avassaladora especialmente quando consideramos que em tempos elas se moviam com a força do vapor de água.

O Museu Militar de Lisboa situado em Santa Apolónia, mesmo em frente à famosa estação de comboios, é um museu que gostaria de rever dado que a ultima vez que o visitei, na companhia do meu avô, era ainda bastante jovem e ainda para mais este encontrava-se em pleno período de obras pelo que não foi possível visita-lo em todo o seu esplendor.

Já do Museu Nacional de Arte Antiga não posso dizer que tenha saudades. É um bom museu certamente mas para além de já o ter visitado por 3 ou 4 ocasiões distintas não sou grande adepto dos períodos e estilos artísticos nele representados sendo que as partes que mais me interessaram representavam arte que os nossos antepassados nos trouxeram do oriente. Nota no entanto para os Painéis de São Vicente de Nuno Gonçalves, certamente o ex-líbris da colecção do museu.

No entanto e mais importante que tudo é deixar aqui a nota que a grande maioria destes museus são excelentes alternativas ás idas tradicionais a um qualquer centro comercial num sábado à tarde e por vezes até num domingo à tarde. O Museu da Cidade de Lisboa é gratuito aos domingos para todos os visitantes por exemplo enquanto o Museu Teatro Romano é gratuito em qualquer dia da semana. E mesmo os museus que não são gratuitos, ora indiscriminadamente ora para menores de idade ou até para estudantes, possuem preços de entrada muito reduzidos raramente ultrapassando os 3€ de admissão por pessoa. Os valores são ínfimos quando comparados com uma ida ao cinema e a grande maioria destes museus estão extremamente bem localizados com excelentes acessibilidades por meio de transportes públicos quer via Metro quer via Carris pelo que nem é necessário à maioria dos habitantes de Lisboa utilizarem o seu automóvel.

Lisboa é uma bela cidade e tem tanto para ver e tantos espaços cheios de cultura ainda por descobrir pela grande maioria dos seus habitantes e visitantes diários que é uma pena não existirem mais pessoas a visitarem estes e outros pontos de interesse. Eu pela minha parte vou procurar deslocar-me mais a todos estes espaços, talvez tirar umas fotos sempre que possível e procurar aprender um pouco mais até sobre a historia da minha cidade, do meu país, do mundo e da sua arte. E vocês? Quando foi a ultima vez que foram a um museu perto de vocês?