TV Wall

Paleta de Cores do TV WallHá coisa de um mês atrás estava eu ligeiramente aborrecido e com vontade de fazer algo criativo mas sem grandes ideias. Não sei muito bem como mas veio-me à cabeça uma única ideia marada de tentar preparar um design com rectângulos. Não sabia para que é que iam servir os rectângulos nem sequer muito bem o aspecto que queria que a coisa tivesse, só sabia mesmo que tinha de ter rectângulos espalhados por todo o lado e atirei-me ao editor de imagem.

O primeiro passo foi escolher umas cores. É engraçado como a cor castanha, que em tempos praticamente declarei como a minha maior inimiga, se tornou ultimamente numa autentica constante em todos os designs que faço. Um sinal da minha evolução nesta arte suponho.

Escolhidas as cores comecei a brincar com vários tipos de conjugações mas faltava sempre uma razão de ser para aquilo. O que iam conter aqueles quadrados? A resposta veio mais tarde quando decidi colocar em dia as minhas séries ao descobrir que o MyTVShows do Ivo estava novamente em baixo: os quadrados vão ter séries!

E assim surgiu o TV Wall: uma “parede” virtual onde se pode colocar as nossas series favoritas. No inicio a ideia era só isto: não havia cá episódios, nem sequer sinopses, apenas as séries e umas imagens bonitas mas o salto para algo mais completo e funcional era fácil de fazer e a API do TheTVDB estava mesmo ali à mão de semear com virtualmente tudo o que é preciso.

TV Wall - Mockup TV Wall - Mockup de janela modal TV Wall TV Wall - Single

 
Tinha então uma ideia e o aspecto da mesma, duas partes já por si complicadas, mas faltava coloca-la em prática e acima de tudo saber como o fazer. Em que linguagens? Em que meio? Para mim a resposta foi simples: Javascript, HTML e CSS. Andava já há uns bons 3 anos a prometer a mim mesmo que ia aprender mais de Javascript e esta foi uma oportunidade de ouro para o fazer.

Meti mãos ao trabalho e comecei a desenvolver código javascript para tornar isto funcional. Pelo caminho fui aprendendo a fazer pedidos AJAX, a converter de XML para JSON usando php e até como executar código assíncrono em php. No futuro ainda tenho planeado usar o Local Storage e o Session Storage que vieram com o HTML5 para guardar informações, um interface catita para telemóveis com touchscreen e ligação ao MyTVShows para poder marcar episódios como vistos.

PHP pode parecer uma opção estranha no meio disto tudo mas tem uma razão muito simples: não tenho dinheiro actualmente para um VPS onde montar algo mais catita como Rhyno e CouchDB mas está planeado para um futuro próximo se possível bem como uma forma de tornar isto em algo ainda mais útil do que possam imaginar. Esta ultima porém é uma ideia que pode demorar ainda muito tempo (e dinheiro) a realizar, considerem-se no entanto teased.

Para já fica aqui a minha versão alpha do TV Wall com o código praticamente colado com fita-cola, as engrenagens a funcionarem à base de doses volumosas de WD40 e a exigir Webkit ou Firefox 3.5 (ou superior). Notem no entanto que tenho andado a testar só em Firefox devido ao belo do Firebug que muita dificuldade tenho em largar porém façam favor de me avisar de todos os problemas que encontrem nos comentários deste artigo ou via Twitter. Aguardo com expectativa as vossas opiniões.

Link: TV Wall