Sayonara Prt.Sc

R.I.P Prt.Sc Para quem ainda não sabe o Prt.Sc morreu, tão simples quanto isso. Podem ler na pagina do agregador as razões pela qual o Victor Domingos decidiu fechar o agregador e apesar de eu concordar que o agregador estava ás portas da morte devido à cada vez maior escassez de conteúdo no mesmo (em muito devido a sites como o twitter) não consigo concordar com a principal razão dada: a de que o futuro passa pelos vídeos em vez do texto escrito.

Passo então aqui a citar o texto que escrevi como resposta ao email da lista que me deu a noticia:

Eu pessoalmente não concordo com a ideia de que o futuro passa pelos videoblogs. Também gosto muito do conceito e já por várias vezes pensei em brincar com a ideia mas os meios, conhecimentos e acima de tudo o tempo necessário para o fazer sempre foram uma barreira difícil de ultrapassar.

Um texto escreve-se e publica-se, um vídeo precisa de um guião (ou não, mas sem ele corre pior) que depois é lido para o microfone em frente a uma câmara. Depois é necessário editar e publicar, tendo requerimentos de espaço largamente superiores aos de um simples texto. Eu pessoalmente defendo que ou ainda faltam muitos anos para a escrita ser substituída por outros meios como o vídeo ou o áudio porém não me admirava que me provassem errado. Eu no entanto vou continuar a limitar-me à escrita, não é a minha paixão nem nada que se pareça mas é o meio que mais facilmente me permite partilhar as minhas ideias e opiniões.

No que toca ao microblogging é a mais pura das verdades: o advento de sites como o twitter provocou um decréscimo gigantesco da actividade dos blogs não só nacionais como também internacionais porém no que toca à qualidade sou da opinião que tal mudança apenas serviu para aumentar a qualidade das entradas dos poucos que sobraram (e notem que foram mesmo poucos, o Prt.Sc ultimamente parece uma daquelas cidades abandonadas do faroeste com muita pena minha).

Portanto R.I.P. Prt.Sc, já há muito que sentíamos a tua falta portanto pouco deve mudar. Agora é uma questão de esperar pelo OPML para poder subscrever a alguns blogs cujo endereço não me recordo de cor.

PS: Eu até me oferecia para montar o sucessor espiritual do Prt.Sc usando o meu PHPBridges mas não só PHP é uma linguagem fora de moda para a maioria da malta que anda por ai como também não tenho tempo para dedicar ao assunto. Fica no entanto a oferta para quem se quiser oferecer. 😉