3 bombas de Barcelona

Para quem não sabe decorre em Barcelona o MWC, um evento dedicado à industria das telecomunicações moveis, e só hoje num curto espaço de horas foram largadas aquilo que eu posso considerar como 3 grandes bombas que prometem mexer com o mercado nos próximos anos.

Symbian^3A primeira das 3 novidades que me interessaram foi a primeira demonstração daquilo que é o futuro da plataforma Symbian, uma plataforma que muitos consideram como morta mas que eu pessoalmente creio que vai ser cada vez mais importante no futuro como cenoura que servirá para mover o grande publico dos actuais feature phones para os smartphones.

Já há muito que se sabe que, fruto da aquisição da Trolltech por parte da Nokia, o Symbian iria transitar do seu actual toolkit de interfaces para o QT permitindo aos developers produzir código que corre em vários dispositivos sem grande esforço. Em cima disto o chamado Symbian^3 trás também funcionalidades há muito reclamadas como aceleração do interface no hardware, um novo interface totalmente redesenhado, suporte HDMI e muitas outras pequenas funcionalidades.

Link: Symbian announces Symbian^3 and immediately gives it away

MeeGo LogoMas vamos então à segunda grande novidade do dia: a Intel e a Nokia anunciaram uma nova parceria sob a forma da fusão dos projectos Maemo e Moblin resultando no projecto MeeGo sob a alçada da Linux Foundation.

O futuro destes produtos passa então pelo já acima mencionado QT para promover interoperabilidade e por um abandono do sistema de repositórios do debian em prol de um sistema RPM ficando o tecnologias como o Clutter pelo caminho para muita tristeza minha. Claro que se isto significar que posso arranjar algo equivalente a um N900 mais barato no futuro ficarei satisfeito.

Link: Welcome to MeeGo

Windows Phone 7 SeriesPor fim temos a grande bomba do dia: o anuncio por parte da Microsoft do seu novo sistema operativo para telemóveis. E quando digo novo quero mesmo dizer novo, não se trata meramente de um update ao código do Windows Mobile mas sim uma nova plataforma de nome Windows Phone 7 Series.

Com um interface totalmente redesenhado e uma base de código totalmente nova com integração com Zune e XBox Live a Microsoft parece ter aqui um sério candidato na corrida ao trono dos smartphones mas continuo curioso por ver como se vai desenrolar o processo visto que toda a compatibilidade com aplicações Windows Mobile foi aparentemente perdida, o suporte a flash não estará disponível aquando da saída do sistema e a sempre grande incógnita sobre se alguém fora dos EUA conseguirá efectivamente usar o Zune.

De resto o que posso dizer é que pelas imagens e pelos vídeos estou totalmente apaixonado por este interface: limpo, com uma tipografia genial, aparentemente muito acessível e sem um único toque de “Gloss” ou “Drop Shadows” tão em voga desde a saída do iPhone. Se alguma coisa melhorou para os lados de Redmond ultimamente foi sem sombra de duvidas as equipas de design, nunca pensaria há uns anos atrás ficar babado por um interface desenhado pela gigante da informática mas desde que saiu o primeiro Media Centre que a minha opinião tem vindo a mudar. Tiro o chapéu à empresa liderada por Steve Balmer pois em conjugação com o bom trabalho feito com o Windows 7 e o Office 2007 vejo um futuro promissor para os produtos da Microsoft. Agora vamos é lá tratar de reformar esse Trident em prol de um browser de jeito pode ser?

Link: Windows Phone 7 Series