Clannad

Furukawa Nagisa

Furukawa Nagisa

OK antes de mais nada vou pedir-vos uma coisa: oiçam-me (ou melhor, leiam-me) e não deitem logo para o lado isto no momento em que eu mencionar o que é. E dito isto aqui vai a posta:

Como muitos de vocês se calhar já notaram (e se não notaram ficam a saber) eu sou capaz de ser aquilo a que se chama um otaku… OK sou mesmo um caso sério e como tal gosto claramente de ver animes e outras coisas engraçadas do Japão. E isso trás-nos ao artigo que estão a ler: venho aqui recomendar vivamente um anime. É também agora que relembro aquilo que disse antes: oiçam-me e não fechem já a janela antes de perceberem o que eu venho aqui dizer, mantenham uma mente aberta que faz bem à saúde mental.

Venho então sugerir-vos uma adaptação para anime de uma das infames Visual Novels japonesas chamada de Clannad. Clannad conta a historia de um rapaz chamado Okazaki Tomoya, um estudante do ultimo ano do secundário de uma das melhores escolas da pequena cidade onde habita. Porém apesar do Tomoya estar numa boa escola isso não faz dele um bom aluno, bem pelo contrario: ele e o seu amigo Youhei Sunohara são ambos “delinquentes” e como tal faltam ás aulas, chegam tarde, não participam em nenhum grupo, etc… A historia de Clannad começa num dia em que Tomoya está a caminhar para a escola (atrasado como de costume) e passa por uma rapariga, a outra personagem principal desta historia, chamada Furukawa Nagisa. Uma rapariga tímida, com problemas de auto-estima e que se encontra a repetir o ultimo ano por ter faltado a grande maioria do ano anterior devido a doença.

Como podem ver a premissa de Clannad é bastante banal e muito gasta até porém eu não viria aqui recomendar este anime se não achasse claramente que se trata de uma obra prima do género bem como detentor de uma historia profundamente tocante. A acção desta série decorre em volta dos esforços de Nagisa com o auxilio de Tomoya para reestabelecer o clube de teatro da escola porém esses esforços servem como padrão de fundo para contar as diversas historias do grupo de amigos de Tomoya, para contar uma profundamente bonita a historia de amor entre os dois personagens principais mas acima de tudo para mostrar a historia de um rapaz (o protagonista) a crescer e a compreender cada vez mais o porque da relação conflituosa que teve com o pai. É precisamente por este ultimo ponto que recomendo vivamente Clannad a todas as pessoas que tiverem a coragem de experimentar uma historia interessante, claramente triste e trágica. Diria que é uma historia para as raparigas e para todos os rapazes que tiverem a coragem de admitir que não são só filmes de acção que gostam de ver.

Eu não sou a pessoa mais indicada para recomendar este tipo de coisas, creio até que tendo a causar o efeito contrario e a desmotivar as pessoas de ver algo que recomendo devido à minha falta de jeito e possivelmente excessiva insistência mas prometo-vos que se tiverem uma mente aberta e não se importarem de ver uma historia tocante Clannad é uma experiência que vão certamente guardar com carinho na memoria.

PS: e já agora não vejam o filme! Se a série já salta em pormenores deliciosos do jogo nem querem imaginar quantos salta o filme (já para não falar na animação inferior e no final agridoce… se bem que bem mais facilmente compreensível admito)