Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Grandes álbuns nacionais

Ago 08 27

Escrito por Luis Nabais @ 27/08/08 1:08 | 11 Comentários »

Dei para mim a pensar quais seriam aqueles que para mim são os melhores álbuns nacionais que já tive o prazer de ouvir, e voltar a ouvir, e ouvir mais umas quantas vezes… A principio pensei que me estivesse a meter numa aventura complicada mas quando fui a ver tinha exactamente 5 álbuns que me vieram imediatamente à cabeça. Não foram 4, não foram 6 mas sim 5 álbuns certinhos.

Então aqui vai a lista:

5º: Silence 4 – Silence Becomes It
Um excelente álbum de estreia para uma banda que ainda hoje tenho pena não ter continuado. Os Silence 4 marcaram a musica nacional, eram francamente bons e ainda hoje musicas como o Borrow ou A Little Respect se mantém na memoria de muitos.

4º: GNR – Rock In Rio Douro
Os GNR fizeram muita coisa boa, marcaram muito a musica portuguesa mas este álbum é especial. É bom do principio ao fim e isso é uma coisa rara para qualquer banda. Toda a gente conhece o Sangue Oculto ou a Pronuncia do Norte e mais ainda o mítico Sub-16…

3º: David Fonseca – Dreams in Colour
O ultimo álbum do ex-vocalista dos Silence 4 é claramente um álbum que vai marcar a musica nacional. Muito mais animado do que era normal para o artista é sem duvida uma lufada de ar fresco no deserto que se tem vivido ultimamente na musica nacional. Serei o único a achar isto?

2º: Resistência – Ao Vivo No Armazém 22
Ainda eu nem andava na primaria quando isto apareceu mas é francamente bom. Eu sei que há gente que não gosta mas eu pessoalmente adoro o som da guitarra portuguesa e só tenho pena de não a ouvir mais. Será que não há ninguém em Portugal que consiga pegar nesse instrumento e fazer algo de inovador com ele?

1º: Kalashnikov – Oh Yeah Motherfuckers
1º: Rui Veloso – Os Mingos & Os Samurais

Não é por acaso que já falei deste álbum há uns anos atrás aqui no blog: este álbum marcou a minha infância gravado numa K7 que foi tocada até à exaustão nas viagens de FIAT Uno pela Estrada Nacional 8 para Mafra da minha infância (devo dizer que prefiro agora a A21, da parte da estrada não tenho cá saudades). Um excelente álbum duplo do pico da carreira do “pai do Rock Português”. Já não é CD original porque o primeiro foi roubado em conjunto com o leitor de CDs num assalto à casa na minha infância mas uns anos mais tarde foi re-adquirido como não podia deixar de ser.

E vocês? Quais são os vossos álbuns favoritos?

pub:

11 Comentários

  1. Mário Nogueira

    27 de Agosto de 2008 ás 08:55

    a utilizar Mozilla Firefox 3.0.1 em Linux

    Xutos ao Vivo no Rock Rendez Vous. Editado há relativamente pouco tempo, uma boa gravação, tendo em conta que o concerto tem uns valentes anos… 🙂

  2. Dextro

    27 de Agosto de 2008 ás 11:11

    a utilizar Mozilla Firefox 3.0.1 em Windows XP

    @Miguel Eu já não sou do tempo do vinil (apesar que gosto do som característico do mesmo).

  3. David Cordeiro

    27 de Agosto de 2008 ás 14:23

    a utilizar Mozilla Firefox 3.0.1 em Windows XP

    E The All Star Project? Esta banda post rock portuguesa que tanta qualidade trouxe no seu primeiro album “Your Reward… A Bullet”.

    Experimentem. Vale mesmo a pena.

  4. Jorge Moura

    27 de Agosto de 2008 ás 22:53

    a utilizar Mozilla Firefox 3.0.1 em Mac OS X 10

    Relativamente à guitarra portuguesa, sugiro que ouças qualquer um dos álbuns dos “A Naifa”, projecto do Luis Varatojo e João Aguardela.

    Relativamente aos meus 5 mais, a minha lista incluiria os seguintes (aleatoriamente):

    – GNR – Defeitos Especiais
    Também poderia referir o “Os Homens não se querem bonitos”, álbum onde aparece a minha música favorita dos GNR, “Sete Naves”. Os GNR dos anos 80 são excepcionais. Para além dos seus álbuns ainda gravaram o primeiro álbum do António Variações (Anjo da Guarda) e álbum da Manuela Moura Guedes (Álibi). Já agora, este último álbum é excelente.

    – Mão Morta – Mão Morta
    Este é o primeiro álbum dos Mão Morta, a minha banda portuguesa favorita. Qualquer um dos seus álbuns, sem excepção, é uma fonte de surpresas, possuem uma alma que poucas bandas conseguem manter ao longo de tantos álbuns.

    – Madredeus – Os Dias da Madredeus
    Este álbum, juntamente com o seu sucessor, Existir, foram uma pedrada no charco na música Portuguesa.

    – Mled Ife Dada – Coisas que fascinam
    É difícil catalogar este tipo de música. De realçar o papel do Nuno Rebelo, excelente músico e compositor.

    – António Variações – Anjo da Guarda e/ou Dar e Receber
    Sem palavras para descrever este senhor, assim como a sua música.

    Mas existem muitos outros álbuns fabulosos na música portuguesa.

  5. Dextro

    27 de Agosto de 2008 ás 23:28

    a utilizar Mozilla Firefox 3.0.1 em Windows XP

    Agradeço todos os contributos aqui nos comentários, acho que já temos aqui uma bela lista de boa musica portuguesa para quem não acredita que a mesma tem muito para dar.

    @Jorge Moura Obrigado pela sugestão, ei de procurar ouvir 😉

  6. hugocardoso

    31 de Agosto de 2008 ás 02:10

    a utilizar Mozilla Firefox 2.0.0.16 em Windows XP

    Projecto Bala! Tem um som muito interessante. Por falares em Resistência, não tens por acaso o álbum ao vivo no armazém 22? Anda à procura há algum tempo 😆