Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

De luto

Mai 08 17

Escrito por Luis Nabais @ 17/05/08 11:05 | 4 Comentários »

Estou a partir de hoje de luto… Estou de luto pela Língua Portuguesa que se vê hoje a braços com um atentado previsto e ordenado pelos nosso deputados. Estou também de luto pela nossa democracia que deixou ontem demonstrado que a palavra de mais de 35000 habitantes é totalmente desprezível no que toca ao destino da nossa língua…

Não falamos como Camões ou Fernando Pessoa é um facto, a língua evolui obviamente mas não considero correcto que meia dúzia de pessoas decida o destino da língua que tão essencial é à nossa vida. Não consigo compreender como é que escritores e editores foram deixados de fora, não consigo compreender como é que o Ministério da Educação ficou de fora de toda a discussão, não consigo compreender como é que um grupo cerca de 250 marmanjos pode decidir numa tarde o destino de uma língua falada não apenas por 10 milhões mas por muitos mais por esse mundo fora…

Estou portanto de luto pela nossa língua que tão bela foi e pela nossa democracia que perdeu todo o espírito que tinha no pós-25 de Abril para se tornar num conjunto de barões que decidem arbitrariamente o que os outros devem fazer…

pub:

4 Comentários

  1. Pecola

    17 de Maio de 2008 ás 14:37

    a utilizar Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Windows XP

    Olha, eu falo por mim – enquanto a forma como tenho escrito até agora me servir, vou usá.la. Compreendo que haja mudanças que tenham de ser feitas: realmente, os tempos evoluem, as formas de comunicação também, e não me imagino hoje a escrever “ai deus e u é?” ou “pharmácia”. Mas enquanto portuguesa pedirem-me para trocar “facto” por “fato” é um bocadinho demais… pelo menos por enquanto.

    Respeito o trabalho dos estudiosos, mas no fundo somos nós todos que fazemos a língua, por isso enquanto a malta estranhar, nada muda, e não há papel ou lei que force a mudança. Quando houver algo a mudar, há.de mudar. Sem dramas, nem legislações, tudo com bué de naturalidade.

  2. hugocardoso

    18 de Maio de 2008 ás 00:44

    a utilizar Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Windows XP

    Palpita-me que ainda vai dar muito que falar… é quase matar o português e substituir pelo brasileiro (que na realidade não existe como idioma, apesar de muitos acreditarem) 😥