TekPT


O que é o TekPT (Continuação)
Outra questão que eu quero amplamente promover dentro da rede é a entre-ajuda entre os diversos blogs agregados. Por exemplo se alguém de um hipotético blog sobre jogos sabe de uma nova placa gráfica que está prestes a sair pode ir submeter a noticia aos seus companheiros do Tech4PC que certamente estarão interessados em publicar essa noticia. Outro exemplo é se eu no meu NGagePT.net descobrir de mais alguma aquisição por parte de uma empresa como a Nokia de um projecto online como fez á tempos com o Twango posso muito bem ir submeter a noticia a um blog dedicado a novidades da rede que esteja agregado. É este o tipo de interacção que tenho em mente. Não é nada que eu já não faça, não é nada que necessite de um agregador para funcionar mas é sempre um bónus saber que se pode confiar naquelas pessoas que connosco fazem parte de um mesmo projecto.

Outro objectivo é ajudar os visitantes dos sites. Em vez de subscrever a feed do tech4pc, e depois também a feed to ngagept e a feed de mais uns 3 ou 4 blogs com a informação que querem nós colocamos tudo num local centralizado e permitimos que essa pessoa subscreva apenas a uma feed e veja todas as noticias em seguimento. Não é nada que um leitor de feeds não faça é verdade mas aqui temos também a adição regular (espero) de novos conteúdos que podem ser do interesse dos leitores.

Uma funcionalidade que já existe no sistema e que no entanto ainda estou em duvida se a vou permitir ou não é a de feeds personalizadas onde qualquer pessoa se pode registar no site TekPT e criar uma feed personalizada para si mesmo escolhendo por entre os vários sites agregados. O meu principal problema aqui é a falta de contabilização do numero de leitores através deste método mas creio que isso possa ser resolvido com um pouco mais de modificações no código php.

Olhando para as minhas ideias não consigo realmente vislumbrar nada de inovador aqui no meio mas a verdade é que também não encontro nada com um objectivo semelhante no ciber-espaço português, o mais parecido é talvez parte do que vejo no Planet Geek onde blogs como o Programas Livres mostram, perdidos por entre centenas ou milhares de posts com copias de noticias e textos que parecem saidos de uma revista cor-de-rosa geek, conteúdos que se assemelham aquilo que quero mostrar no TekPT: informar sem limitar a noticia a uma copia de outro site noticioso ou o press release.

Querem dar a vossa opinião sobre a noticia? À vontade desde que o post seja a noticia com um aparte para a opinião e não uma opinião sobre a noticia. Aqui não são obrigados a ter só uma pessoa a escrever no blog, não é para blogs pessoais de opinião que estamos focados. Aqui não têm “temas do mês” mas um artigo de opinião relacionado com o foco do vosso blog e devidamente assinalado como tal é sempre uma boa adição.

Acho que já consegui explicar-me mesmo que na minha tradicional linguagem confusa e com as minhas habituais dificuldades em transparecer o que penso. Mas eu sou assim…

O que procuramos no TekPT?
Agora que já dei a minha explicação um pouco confusa acho que posso passar a algo que eu queria mesmo deixar em algum lado: o que eu gostava de ver no TekPT (para além de mais visitas obviamente 😛 ).

1. Um blog dedicado aos acontecimentos da web. Novos sites, novas iniciativas de marketing online, novidades da internet tuga (por exemplo quando surgem projectos como o sapo videos), entrevistas com webmasters nacionais e internacionais, etc… Eu proprio pensei em criar algo como isto mas verdade seja dita: não tenho as “connections” para começar isto, nem sequer na web nacional quanto mais internacional.

Era no entanto e a meu ver um site interessante onde se poderiam conhecer novos projectos, saber o que passa nas mentes dos criadores de sites inovadores e depois há sempre o outro lado da medalha, o facto de novos webmasters poderem ver ali os seus novos trabalhos promovidos. Se existe algo assim ou se alguém o quer fazer fale comigo, eu ajudo no que for preciso.

2. Jogos! Um blog sobre jogos! Um Joystiq nacional (mas com mais jogos de pc, o joystiq irrita-me um bocado com tanto foco nas consolas 😳 ). Eu quero saber o que se passa no mundo dos jogos, quero saber quem foi o campeão das ultimas competições de CS, quero entrevistas aos lideres de clans, aos responsáveis por torneios, quero saber de lans, reportagens de lá até se for possível. Uma boa fonte de noticias de jogos, uma G4TV versão blog nacional. :mrgreen:

3. Software. Temos o Tech4PC a falar muito de hardware mas eu gostava de ver alguém a falar sobre software por lá. Talvez até um blog dedicado ao Linux fosse engraçado. Falar das ultimas novidades, do estado da próxima release do Firefox, do próximo office que aí vem, andar vidrado no OS X Leopard que nunca mais sai, esse tipo de coisas. Este é um espaço muito grande e gostava de o ver preenchido no TekPT.

Interessados nestas ideias? Já têm algo parecido e querem participar? Querem criar algo baseado numa ideia destas e coloca-lo no TekPT? O link de contacto está ali ao lado e também no site tekpt, basta passarem por lá e dizerem de vossa justiça.

E pronto, acho que está tudo o que me consigo lembrar, agora fico à espera das reações a esta posta. 🙂

  • Luis Nabais
    2007/08/08 - 14:50
  • Páginas

Categorias