Elive Payware?

Ok antes de mais nada fiquem sabendo que sim, eu li a definição de Software Livre da GNU mas reservo-me o direito de continuar a achar isto uma palhaçada! Ao menos que admitam o que realmente é em vez de lhe chamarem uma Doação!

Mas vamos lá rebobinar para perceberem o que me deixou tão chocado. Hoje estava a ler o DistroWatch Weekly como faço todas as semanas e dei de caras com um artigo a mencionar o facto de o Elive obrigar os utilizadores que querem fazer o download da imagem do CD a efectuarem uma “Doação”…

Ora a ultima vez que eu olhei para o dicionário pude constatar que Doação provêm de Doar que por sua vez:

doar
do Lat. donare

v. tr.,
transmitir gratuitamente a outrem (bens, etc. ).

Ora se estou a transmitir bens (neste caso dinheiro) a alguém para obter algo em troca leva-me a outro verbo:

comprar
do Lat. comparare

v. tr.,
adquirir mediante um certo preço;
negociar;
tomar cartas do baralho, em certos jogos;
peitar;
subornar.

E acho que sei Inglês suficiente para saber que não se trata aqui de um erro de tradução, estão mesmo a tentar “vender” o download da distribuição. Está bem que não são obrigados a disponibiliza-la mas também verdade seja dita: não encontro o código fonte da versão estável disponível, só imagens da de desenvolvimento (que é apontada como “alternativa” a quem “não pode doar”, nem sequer é o código). Mas também verdade seja dita: eles nem dizem qual a licença sobre a qual distribuem o novo código ou pelo menos eu não o vi na pagina de download.

Pois bem isto poderia chocar o autor da distribuição mas eu até podia esforçar-me por doar qualquer coisinha mas depois de ver o texto daquela pagina simplesmente não quer doar. É a minha escolha não querer apoiar uma distribuição que obriga as pessoas a doar. Mais rapidamente apoiava a Xandros ou a Linspire (e toda a gente sabe como eles desceram na minha consideração depois do acordo com a Microsoft [#])!

Eu não tenho problemas nenhuns com o facto de precisarem de dinheiro para manter os servidores, eu entendo isso perfeitamente, mas chegaram à hipocrisia de ter escrito na página que havia um servidor mais lento disponível mas que estava offline (entretanto já foi removida da pagina essa mensagem).

A distribuição até parece muito engraçada, eu até a vou experimentar por curiosidade já que o Enlightenment tem um factor “WoW!” muito maior do que um certo outro sistema operativo de Redmond mas insultar a inteligência das pessoas obrigando-as a “Doar” para poderem fazer o download “gratuito” da distribuição baixou em muito a minha consideração pelo autor do Elive…

Definições das palavras retiradas do Dicionario de Língua Portuguesa da Priberam.

  • Luis Nabais | 2007/07/10 - 21:11

Categorias