Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Pidgin + Zeroconf

Jul 07 06

Escrito por Luis Nabais @ 06/07/07 19:07 | Sem Comentários »

Há uns dias perguntei aqui no blog se alguém conhecia um “Mensageiro em Lan” e o Diogo Gomes deu-me a dica de experimentar o Pidgin com o protocolo Bounjour. Eu segui a dica e descobri que era a solução perfeita e como tal achei que era boa ideia deixar por aqui o que isto faz e como o instalar.

Ultimamente tenho sofrido um elevado numero de falhas de Internet em casa e como temos 3 computadores ligados ao router achei que dava jeito ter uma forma de messaging interno quando o MSN ou o Jabber falham mas não queria ter de arranjar um servidor para o efeito. O Zeroconf apresentou-se como a solução óbvia.

Na Wikipedia o Zeroconf (do qual o Bonjour é a implementação da Apple) é descrito da seguinte forma:

Zeroconf or Zero Configuration Networking is a set of techniques that automatically create a usable IP network without configuration or special servers. This allows inexpert users to connect computers, networked printers, and other items together and expect them to work automatically. Without Zeroconf or something similar, a knowledgeable user must either set up special services, like DHCP and DNS, or set up each computer’s network settings by hand, which is a tedious task, and is challenging for non-technical people.

De forma simples podemos dizer que é basicamente um conjunto de técnicas que ajudam a simplificar o trabalho de computadores em rede.

O que é preciso para utilizar o Zeroconf?

  • Em Windows pode-se utilizar o Bonjour da Apple.
  • Em Linux pode-se utilizar o Avahi.
  • Em Mac OS X não é preciso fazer nada.

Depois basta usar o Pidgin e criar uma conta Bonjour, adicionam-se os contactos dos outros computadores na rede e está pronto a funcionar. O único problema que vi com esta implementação é a necessidade de adicionar os outros computadores á lista de contactos do pidgin mas suponho que funcione melhor assim em redes com um elevado numero de computadores.

Este sistema parece-me a mim como muito promissor para gerir partilhas de ficheiros substituindo os muitos problemas com o Samba (Windows Shares) e o NFS mas não consegui encontrar nenhuma boa implementação disto em Linux, talvez quando sair o Leopard…

pub: