Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Excentric

Jul 07 03

Escrito por Luis Nabais @ 03/07/07 19:07 | 8 Comentários »

Uma amiga minha fala no seu blog sobre o Excentric Enigma, uma forma curiosa de colocar uma página de recrutamento no site de uma empresa portuguesa (devo dizer que não passei do 9º passo) no entanto nos comentários alonguei-me na minha critica ao site em si e achei que era uma boa ideia colocar aqui também e ver a opinião que alguns dos meus leitores têm.

Como alguns de vocês que me lêem até têm conhecimentos na área gostaria de ouvir as vossas opiniões:

Está simplesmente genial para um filme publicitário para empresários, é que tem tudo! Desde palavras vagas sobre o “futuro digital” até uma forma inovadora de cativar a audiência, só faltou mesmo falarem em “choque tecnológico”…

Agora vou ser muito sério na minha analise do site: Por muito engraçado e inovador que seja, e por muito razoável que esteja o site (já parece saido de 2006, vá lá) ele tem enormes falhas: primeiro não utiliza correctamente todas as tecnologias e standarts da web actual ou seja ainda utiliza um único ficheiro flash na totalidade da pagina em vez de HTML e CSS o que torna o site num pesadelo a todos aqueles que querem aceder a ele usando leitores de ecrã (invisuais, etc) ou até dispositivos móveis como o iPhone (o que para uma empresa que tanto apregoa o iPod é uma falha fulcral). O código nem valida correctamente.

Em segundo lugar temos a falha mais fulcral de todo o site: a falta de informação. Quem compõe a empresa? O que fazem? Onde estão exemplos do trabalho deles? São uma empresa nova? Foram fundados quando? Todas estas questões e muito mais são essenciais de colocar na presença online de uma empresa e se nem o sabem fazer para eles próprios como é que eu, colocando-me no lugar de um possível cliente, posso considerar contrata-los para o fazerem com o site da minha empresa?

Tiro-lhes o chapéu pela boa disposição e inovação que realmente transparecem no site mas ainda lhes “falta um bocadinho assim”.

Então? Concordam comigo?

PS: Já agora notem que isto é meramente uma critica construtiva e que eu fiquei mesmo muito curioso em saber qual a área onde esta empresa trabalha. (webdesign? webdevelopment? marketing?)

EDIT: Já agora aqui fica o link para a página em questão: Excentric.

pub:

8 Comentários

  1. Alcides

    Concordo plenamente. Deviam disponibilizar uma página em alternativa ao flash. Coitadinho de mim no meu pda que nao posso ver o site deles 😛

  2. Dextro

    Conheço pessoalmente algumas pessoas que lá trabalham. Posso passar-lhes essa informação directamente 😉

    Eu continuo é curioso em saber qual é o ramo em que a empresa trabalha efectivamente. O site está mesmo muita giro mas não me responde á pergunta :roll:

  3. Carlos Jorge Andrade

    Com um bocado de sorte o dono da empresa responde-te… ele tb pertence ao Prt.Sc. 😉
    Mas posso-te dizer que maioritariamente trabalham para Clix (o que esteve na origem da empresa) e por exemplo lançaram recentemente o site do jornal Oje (www.oje.pt).

  4. Bruno Amaral

    Consegui terminar o puzzle 🙂

    De facto achei curioso, a imagem da empresa está bem montada, falam de marketing e de criação de marcas, mas não mostram os serviços que prestam, clientes VIP …

    No entanto concordo, o flash está muito bem montado.

  5. Dextro

    Entretanto também já consegui terminar o puzzle 🙂

    O site do jornal oje realmente está muito bonito mas o Flash… O Flash… o meu firefox vai todo abaixo ao entrar na página, fica estupidamente lento como em qualquer site em que o flash seja maioritário (Linux e Flash, a prova de que proprietário é mau) e é engraçado ver erros de validação porque estão a algum usar código xHTML em HTML 4 Loose LOL 😆

    No entanto tenho de admitir que está ali um trabalho bem bonito e em Windows deve funcionar que é uma maravilha 🙂

  6. FALCOA

    Fonix.
    Fui de rajada até ao 16 passo do excentric, mas agora ponho 1597 que para mim era o mais lógico e não dá.
    Alguém me ajuda?