Em Resposta

Em resposta ao comentario do AlfmaniaK no post Literacia Proprietária:

AlfmaniaK:
Enfim…
Embora seja uma observação legítima, é de considerar com pena que o pessoal continue a achar que sair do país é a solução. Medida egoísta?

Sim é egoísta mas eu nunca disse que não o sou. Sou altamente individualista e como tal prefiro fazer aquilo que é melhor para mim. Se eu estivesse em posição de melhorar o meu país até o faria mas como digo muitas vezes para quem me conhece: eu até gostava de ser politico e melhorar o meu país mas sou demasiado honesto.

AlfmaniaK:
Por uma questão de orgulho nacional, não consigo pactuar com essa posição. Ou no Euro 2004 também era contra as bandeirinhas? Fica a nota que foi das melhores manobras de publicidade engendrada por um tuga. Mas alguém reparou?

Já leu a lei no que toca á bandeira nacional? Se não leu sugiro que leia e tenha noção de quantas pessoas a violaram com essa brincadeira. É que ao contrario do que as pessoas pensam a Bandeira Nacional deve ser tratada com respeito, coisa que não aconteceu durante o Euro 2004.

Passo até a transcrever aqui uma pequena parte da lei referente a esse símbolo:

Decreto-Lei n.º 150/87, de 30 de Março

(…)
Artigo 6.º

1 – A Bandeira Nacional deverá permanecer hasteada entre as 9 horas e o pôr do Sol.

2 – Quando a Bandeira Nacional permanecer hasteada durante a noite, deverá, sempre que possível, ser iluminada por meio de projectores.
(…)
Artigo 10.º

Em actos públicos a Bandeira Nacional, quando não se apresente hasteada, poderá ser suspensa em lugar honroso e bem destacado, mas nunca usada como decoração, revestimento ou com qualquer finalidade que possa afectar o respeito que lhe é devido.

Fonte: Lei referente á Bandeira Nacional no Portal do Governo.

E não se esqueça que o orgulho nacional cego já levou a muitas guerras por esse mundo fora e até já provocou a instauração de uma Republica instável no nosso país que acabou por levar a quase meia década de ditadura Salazarista.

AlfmaniaK:
E sejamos pragmáticos, que outro OS é mais indicado para fomentar as novas TIC num país de “coitadinhos”. Observe-se o Brasil e a sua política open source que só serviu para fomentar a pirataria… enfim. Nada é fácil. Nada.

Não entre por aí que claramente não sabe o que está a dizer. A pirataria surge sempre que um povo não dispõe de capacidade económica para comprar os produtos de software que necessita. É uma realidade da natureza humana e quem a nega anda certamente a iludir-se. Ligar o Open Source á pirataria é um insulto a todos aqueles que acreditam que é imoral cobrar por pedaços de bits que custam virtualmente 0 a reproduzir.

AlfmaniaK:
PS.: O Windows Live Messenger não substitui o windows messenger. Este é a aplicação de chat do OS Windows, requerido para, entre outras funcionalidades, assistência remota.

Nota-se que claramente não utilizou o Windows Vista.

AlfmaniaK:
PS.: O erro em que pede o IE6 SP1, no caso de outros browsers… enfim, no caso do novo IE7, pode ser um “bug” em que o qual não é reconhecido pelo script da página. Uma falha grave, sem dúvida… mas explicada.

Eu uso Linux e o Mozilla Firefox, sou menos português do que os outros? Tenho menos direitos do que os outros só porque decidi não pagar 200€ por um Sistema Operativo que não me oferece nada a mais do que oferece este que uso?

E agora deixo a minha nota contra nacionalismos cegos. Não sou nenhum anarquista nem nenhum comunista mas sou contra os ideais actuais de nacionalismo. Não me considero Português, prefiro considerar-me Europeu e planear a minha vida tendo em linha de conta todo o espaço da União Europeia já que tenho essa possibilidade e como tal compreendo os prós e contras deste pedaço de terra á beira mar plantado.

Por um lado é um país que considero dos mais bonitos que visitei até hoje, calmo, sem graves problemas de insegurança, ao contrario do que muitas vezes é dado a entender, e com a minha cidade de Lisboa onde cresci, cidade essa que aprendi a amar. Mas por outro lado não posso deixar de lado os anos de uso inadequado dos fundos comunitários e de más politicas em virtualmente todas as áreas de governação que deixaram este país na cauda da Europa dos 15 e a caminhar para se manter nessa posição na Europa dos 25.

Seria possível inverter essa tendência? Certamente que sim. Tenho o dever de participar activamente nesse processo? Se me sentisse com capacidades para o fazer faria-o com gosto mas num país onde todos os políticos chegam aos seus cargos por cunha de x e de y enganando a população votante com promessas vagas de “choques tecnológicos” é pura e simplesmente mais atraente pegar nas malas e partir para outras paragens onde uma pessoa se sinta mais motivada para perseguir o seu desenvolvimento pessoal. Uma pessoa até pode ser a pessoa mais inteligente do mundo mas se crescer no meio da Selva Amazónica essa inteligência não vai servir de muito.

PS: Deixo para outra ocasião a refutação da acusação de que o Software Livre fomenta a pirataria.

  • Luis Nabais | 2007/06/19 - 11:06

Categorias