Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Literacia Proprietaria

Jun 07 12

Escrito por Luis Nabais @ 12/06/07 22:06 | 5 Comentários »

Está decidido: a partir de hoje tenho a certeza absoluta que estou a viver num país do qual quero sair o mais rapidamente possivel e onde não quero que os meus futuros filhos (caso os venha a ter) sejam educados.

Porquê? Pelo novo programa apresentado pelo nosso “estimado” Governo com o nome de Literacia Digital. O único problema é que quem precisava de um belo curso de Literacia Digital são os responsaveis não só pelo site como pela totalidade do programa.

Apesar do site apresentar código XHTML 1.0 Transitional correcto não deixa de nos brindar em certas partes com mensagens de “erro” a avisar que precisamos de instalar o Internet Explorer 6 SP1 para aceder aos “Cursos” disponiveis no site.

Quando finalmente conseguimos aceder a esses “Cursos” somos brindados com perguntas brilhantes como:

Quer conversar com os amigos através da Internet. Que programa tem de instalar para tal?

  • Microsoft Windows Messenger
  • Microsoft Office Excel 2003
  • Microsoft Office Word 2003
  • Microsoft Paint

Para além de referenciar 4 produtos da Microsoft esquecendo-se que existem mais sistemas operativos como o Mac OS X ou o Linux (Onde temos pelo menos 2 distribuições a realçar no panorama nacional: CaixaMagica e Alinex) nem sequer refere os mais recentes produtos daquela empresa esquecendo-se que o Windows Messenger e o seu “irmão” MSN Messenger já foram há bastante tempo substituídos pelo Windows Live Messenger.

Está a trabalhar num trabalho para criar um Web site. Qual dos seguintes programas utilizaria para criar páginas Web para o Web site?

  • Microsoft Office Excel 2003
  • Microsoft Office FrontPage 2003
  • Microsoft Office PowerPoint 2003
  • Microsoft Paint

Por esta pergunta só aviso isto: preparem-se meus amigos para regressar a 1998 e para verem paginas com tags marquee e blink num código que nada sem ser o Internet Explorer consegue exibir. Esqueçam o HTML, isso é coisa para aqueles maluquinhos da tecnologia: Frontpage é que é bom!

Felizmente a pergunta referente á visualização de páginas web tem como resposta “Browser da Web”, ao menos não ensinam as pessoas a associar “a Internet” com o Internet Explorer.

E dito isto resta-me perguntar: Quem raios é que votou nestes marmanjos?

PS: Peço desculpa mas estou de tal forma ultrajado com isto que não consigo sequer apresentar correctamente um caso contra eles. Recomendo que leiam o que está no Software Livre no Sapo.

pub:

5 Comentários

  1. Fomos…

    E assim continua Portugal na cauda da Europa! Cauda? Se calhar ja’ nem cauda, so’ uma pegada distante.

    Esta e’ apenas mais uma razao pela qual sair do pais e’ uma optima ideia.

  2. AlfmaniaK

    Enfim…
    Embora seja uma observação legítima, é de considerar com pena que o pessoal continue a achar que sair do país é a solução. Medida egoísta?
    Não admira que o país não avance, o melhor que temos espanta-se para onde tem a papinha toda feita.
    Por uma questão de orgulho nacional, não consigo pactuar com essa posição. Ou no Euro 2004 também era contra as bandeirinhas? Fica a nota que foi das melhores manobras de publicidade engendrada por um tuga. Mas alguém reparou? Nãããã, eram os chineses que estavam por detrás do esquema… 😆

    Este programa AKA ofensiva monopolista da Micro$ofre é muito infeliz. Mas que se nivele por cima. Criticar para baixo e sugerir mudar de país também eu sei fazer.
    E sejamos pragmáticos, que outro OS é mais indicado para fomentar as novas TIC num país de “coitadinhos”. Observe-se o Brasil e a sua política open source que só serviu para fomentar a pirataria… enfim. Nada é fácil. Nada.
    Se tens potêncial, usa-o. Não vás para fora só porque está na moda.

    PS.: O Windows Live Messenger não substitui o windows messenger. Este é a aplicação de chat do OS Windows, requerido para, entre outras funcionalidades, assistência remota.

    PS.: O erro em que pede o IE6 SP1, no caso de outros browsers… enfim, no caso do novo IE7, pode ser um “bug” em que o qual não é reconhecido pelo script da página. Uma falha grave, sem dúvida… mas explicada.

  3. Fomos

    @AlfmaniaK

    Desde quando e’ que sair do pais e’ “egoista”? Pela tua perspectiva, e’ preferivel os portugueses continuarem a ser explorados, trabalhando 60h/semana por ordenados baixos, por uma questao de orgulho?

    Muito boa gente luta e luta para que a vida em Portugal melhore. Quando chega a conclusao que nao vai a lado nenhum (porque pancadinhas nas costas nao chegam para alimentar familias) saem do pais.

    Sacrificio e orgulho nacional – podes pedir por favor aos gestores de empresas em portugal que ganham 150000+ eur/ano.