Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Arch Linux – Linux para os Bravos!

Mai 07 13

Escrito por Luis Nabais @ 13/05/07 0:05 | 4 Comentários »

5.Profissionalmente falando
Olhando agora para as possíveis aplicações profissionais deste sistema tenho de dizer rapidamente um definitivo não! Esta não é de forma alguma a distribuição indicada para quem quer aplicar linux num ambiente profissional.

O sistema não é fácil de instalar em varias maquinas, não é fácil de configurar e tem updates constantes que impossibilitam a estabilidade necessária a um ambiente profissional. Gentoo é excelente para usar em servidores já que dispõe da estabilidade que o administrador lhe confere, Fedora e Suse são boas opções para ambientes de escritório já que dispõem de ambientes gráficos com varias ferramentas dedicadas à configuração das diversas maquinas e formas relativamente faceis de instalar o sistema em múltiplas maquinas, Ubuntu será uma boa escolha para freelancers e afins já que é um excelente sistema fácil de configurar e manter mas Arch Linux é para o entusiasta. Arch Linux é uma distribuição para quem quer explorar novas áreas do mundo que é o Linux, é para quem quer experimentar as ultimas novidades e ter um sistema com uma rapidez equiparável a um gentoo mas sem a extrema complicação da instalação do mesmo, não é um sistema para trabalho no dia a dia.

6. Conclusão
Arch Linux é a distribuição de Linux para quem quer aprender mais sobre Linux e sobre o seu computador sem ter no entanto os conhecimentos e/ou o tempo para se render a um sistema como o Gentoo, é a distribuição para quem gosta de usar Ubuntu, Fedora ou Suse e quer algo um pouco mais “hard core”, Arch é a distribuição de linux para aqueles que querem rapidez e um sistema “bleeding edge” acima de tudo mas que ainda não sabem o suficiente para mergulharem de cabeça para Gentoo.

Um sistema rápido, minuciosamente personalizado aos gostos e necessidades de cada um e sempre com os pacotes mais actualizados é a melhor forma de descrever Arch Linux e eu por mim estou rendido apesar de não o recomendar a ninguém a não ser os mais “viciados” no mundo do linux.

A instalação é difícil mas mais fácil do que um Gentoo, a estabilidade é por vezes quebrada como preço por dispor dos pacotes mais recentes, a velocidade do sistema é assombrosa e mais ainda quando se compilam os nossos próprios pacotes (uma opção muito bem vinda para programas como o Firefox) mas Arch Linux é um vicio para aqueles que gostam de computadores.

Arch Linux é uma distribuição para aqueles que não têm medo do que fazem com a sua maquina, é um linux para bravos!

pub:

4 Comentários

  1. Rui Moura

    Boa review. É de facto um pouco “chocante” para quem não está habituado a instalações à homem (leia-se sem instalador gráfico), mas depois de devidamente afinado fica muito mais rápido e estável do que qualquer outra distro “newbie” que por aí anda 🙂

  2. joao

    Sim sr.
    Mas nao concordo com a maior parte das asneiras ditas aqui.
    -Instalacao em varios pcs e mt facil basta instalar e configurar 1 maquina e criar 1 imagem que sera compiada para os restantes pcs.

    – Updates se achas que esta numa versao estavel nao facas updates, caso seja preciso fazer update podes usar repositorios no servidor local com os updates mais criticos.

    – A instalacao e mais facil que gentoo?? tambem nao concordo o novo GUI de instalacao do gentoo e muito facil de perceber como funciona.

    Sinceramente nao sou amante do Arch mas nao poderia deixar de comentar tanta barbaridade.

  3. Dextro

    -Instalacao em varios pcs e mt facil basta instalar e configurar 1 maquina e criar 1 imagem que sera compiada para os restantes pcs.

    Concordo mas isso é igual com todas as distribuições de Linux e não apenas com o Arch Linux.

    – Updates se achas que esta numa versao estavel nao facas updates, caso seja preciso fazer update podes usar repositorios no servidor local com os updates mais criticos.

    Isso funciona tanto para arch, como para fedora, como para ubuntu, como para quase todas as distribuições que por aí andam e continuo a não achar o arch uma distribuição apropriada para um ambiente profissional.

    – A instalacao e mais facil que gentoo?? tambem nao concordo o novo GUI de instalacao do gentoo e muito facil de perceber como funciona.

    Eu ainda não utilizei a ultima versão de gentoo, é verdade, mas talvez me tenha enganado ao utilizar a palavra fácil quando devia ter utilizado a palavra rápido, peco por isso é verdade.

    Agora deixo só a nota que não entendo porque é que as pessoas têm de insultar automaticamente só porque aparece alguém que até gosta e usa a distribuição e simplesmente tem algumas opiniões diferentes.

    PS: Sim, eu reservo-me o direito de apagar os comentários que considero insultuosos

  4. joao

    Eu quando falei em imagens e udpades nao me estava a referir so ao arch mas sim a qualquer distro linux.
    O que so prova que qualquer distro se enquandra numa empresa sem dificuldades, incluindo o arch