Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Guerra das Consolas

Out 06 29

Escrito por Luis Nabais @ 29/10/06 0:10 | 4 Comentários »

Estava eu a ler este artigo no Joystiq quando decidi dar a todo este assunto da nova guerra de consolas o mesmo tratamento que dei ao mercado actual dos pcs.

De acordo com o artigo acima mencionado a PS3 deve vir a vencer a “próxima” guerra de consolas por um factores simples: A marca Playstation. Será que sou o único a ver uma falha brutal nesta teoria e que ainda por cima está confirmada por números em pelo menos duas ocasiões diferentes? Deixem-me então exemplificar:

Prova 1: Nintendo 64

Considerando que estava eu no pico do meu vicio em Mega Drive (Genesis para os nossos amigos do outro lado do atlântico) quando chegou o momento de esta e a sua concorrente directa, a SNES, serem substituídas. Nessa altura saíram duas consolas rapidamente: a Sega Saturn que fracassou devido a dificuldade que os produtores tinham em programar a maquina o que levou á falta de jogos disponíveis e a Sony que entrava no mercado com aquela que tecnicamente era a mais fraca da era 32-bits: a Playstation. A diferença de mais de 1 ano entre o lançamento destas duas consolas e a Nintendo 64 foi um dos principais factores que marcou o “insucesso” da consola do então “grande gigante dos videojogos”.

Durante o tempo que a Playstation teve para arrasar a concorrente da Sega devido ás falhas de marketing e jogos desta ultima a Sony preparou o terreno para aquilo que veio a ser o inicio do declínio do grande N. Outro factor que marcou o “fracasso” da Nintendo 64 foi também a diferença de método de distribuição entre esta e as suas concorrentes. Enquanto as ultimas usavam a maravilhosa “nova” tecnologia dos Compact Discs a maquina de 64-bits continuava a usar os “antiquados” cartuchos que não só eram mais limitados em espaço como também eram muitíssimo mais caros de produzir o que eventualmente levou á fuga da grande maioria dos jogos para a consola da Sony.

O que vendeu mesmo a PlayStation neste época? Os jogos que as suas concorrentes falharam em obter pura e simplesmente. O preço da Playstation que foi sempre mais barata do que as suas concorrentes aquando dos seus lançamentos também contribui mas o que eventualmente destronou os dois gigantes dos videojogos foram pura e simplesmente os jogos e daqui também podemos facilmente compreender o fracasso da Dreamcast e da GameCube pois estas consolas sofreram da falta de jogos herdada das suas antecessoras que colocaram os developers de pé atrás no que toca a apostar nas maquinas daquelas empresas.

Prova 2: PlayStation Portable

E agora uma prova bem mais recente: a Playstation Portable. Esta é a prova definitiva que o nome Playstation não está tão forte como se julgava. Tanto na Europa como nos Estados Unidos a consola portátil da Sony tem estado a problemas em conseguir impor-se num mercado que praticamente desde sempre é dominado pelo GameBoy da Nintendo (e agora a sua sucessora, a Nintendo DS) e, choquem-se, mesmo no Japão a consola da Nintendo vende mais do que a sua concorrente numa relação de 4 para 1!!!

Ora se a marca Playstation é assim tão forte não deveria isso verificar-se nas vendas da máquina portátil? Não deveria a PlayStation Portable vender tão bem como a PS2? Partilham o mesmo nome, a mesma máquina publicitária da Sony, os mesmos gráficos até, não deveria a consola portátil vender bem? De acordo com o analista citado no link que indiquei devia mas aparentemente não. E outro factor engraçado é que aqui temos algo inverso ao que se passou na era da N64: aqui os produtores preferem a consola com os cartuchos contra a consola que usa o UMD que, sendo um parente do CD, tem uma capacidade maior… Porque? Terá a ver com o facto dos cartuchos da DS serem meramente memorias flash e o UMD ser um formato proprietário da Sony?

Paginas: 1 2.

Categorias: Geral.

pub:

4 Comentários

  1. hugocardoso

    Na minha modesta opinião a Nintendo vai ser a grande vencedora por um motivo: vai apresentar a Wii que revoluciona a forma como vejo um videojogo. Como disseste, e bem esperemos que assim seja. Claro que a PS3 vai vender bem nos EUA mas com a chegada á Europa apenas em Março a tendência será para serem “esmagados” pela Xbox, que é uma excelente opção. Mas será interessante ver o que vai acontecer até lá! 😉

  2. Dextro

    Discordo visto que a 360 nos EUA já vende quase tanto como a PS2:

    Hardware
    NDS – 278,000
    PS2 – 262,000
    360 – 204,000
    GBA – 156,000
    PSP – 146,000
    GCN – 41,000
    XBX – 9,000

    fonte

    A questão é que os americanos cada vez gostam mais do Made In America e a PS3 começa a deixar muitos americanos a olhar de lado por isso creio que a 360 se ganhar algum mercado será o Americano mas temos de esperar para confirmar.

  3. sharliston

    na verdade os ganhadores por inquanto são:

    1ºNintendo Wii
    2ºPS3
    3ºPS2
    4ºN-DS
    5ºPSP
    6ºGame-Cube
    7ºX-Box
    8ºN-64
    9ºPS1
    10ºGBA

    Essas colocasões são pelos graficos a nintendo 64 é mais nova que o PS1 e por isso a N-64 tem 64-bites e o plays tation com seu modelo antigo tem 32-Bites a nitendo falhou com a sony porque seu mercado não ia pra frente mas com seu jogos revolucionados como:Super Smash Bros, Mario kard e outros 007 esse revolucionou e ela começou a ter clientes como a midway a melhor fazedora de jogos perfeita que existia 8) 😕 🙂 😯 ➡ ❓ 🙁 😡 😆 😮 😥 😉