Ubuntu, Google e o Capitalismo

…Ou como as teorias de conspirações surgem no sec. XXI

Aviso desde já que este é um artigo bem grande portanto se tiverem coragem leiam e partilhem a vossa opinião.

Pois bem o assunto que vos venho falar hoje não é propriamente novo nem sequer imprevisível mas após um artigo publicado esta semana a expor a situação gerou-se a discussão publica (que chegou até mim pelo Distrowatch Weekly). Falo então da crescente tensão entre os developers do Debian e os seus colegas da Canonical responsáveis pelo muito popular Ubuntu que encontrei bastante resumida (se bem que de forma talvez pouco precisa) neste artigo e respectivamente na noticia colocada sobre o mesmo artigo no site OSNews.com.

Resumindo em miúdos o que passa podemos dizer que os developers do Debian estão ressentidos com a Canonical por a mesma não contribuir da forma que os primeiros desejariam no seu projecto (leia-se no Debian) e que as contribuições que fazem são sempre em grande escala e muitas vezes desactualizadas…

Comparações com um outro caso entre a Apple (Safari) e os developers do KDE (KHTML) são inevitáveis e espera-se apenas que a situação não siga o mesmo caminho. Para quem não sabe, e pelo que entendi nas leituras que fiz, é que a Apple aquando do desenvolvimento do seu browser Safari baseou-se no código que permitia ao Konqueror funcionar como browser de Internet: o KHTML. Quando esta noticia foi tornada publica verificou-se grande optimismo por parte dos developers tanto de um lado como do outro pois esperava-se que esta “parceria” iria trazer para as fileiras do KDE developers experientes de outros projectos como a Mozilla ou o Gnome que entretanto tinham entrado nas fileiras da Apple mas rapidamente tudo se tornou num grande pesadelo… O código contribuído pela Apple era sempre enviado em pedaços enormes que se tornavam um pesadelo de rever graças aos vários comentários que se referiam a códigos internos da Apple que eram impossíveis de aceder por parte dos rapazes do KHTML…

Este problema gerou muita confusão pública incentivada por artigos sensacionalistas que apareciam como cogumelos por toda a Internet criando uma “guerra” entre a Apple e o KDE onde ela nunca havia existido. Felizmente tais artigos pouco influenciaram a relação entre ambas as equipas que continuaram a tentar por todos os meios possíveis acabar com a má publicidade gerada por toda a situação… Mas como não é sobre isto que venho falar deixo-vos com um link para um excelente resumo no site OSViews.com.

Voltando então á situação actual podemos ver que algo de idêntico se passa entre o Debian e o Ubuntu com discussões acesas sobre as boas ou más intenções da Canonical em tudo isto com pessoas a gritarem aos sete ventos que a Canonical é pior do que a Microsoft porque está a tentar controlar o Open Source. Um bom exemplo de tal extremismo é este artigo que explica como a Google e a Canonical estão a criar software fechado mas gratuito com o único intuito de “dominar o mundo”…

  • Luis Nabais
    2006/07/11 - 10:35
  • Páginas

Categorias