XGL/Compiz

Finalmente depois de um longo percurso e de muitas tentativas furadas consegui colocar o meu Ubuntu Dapper Drake 6.06 a funcionar com o novissimo XGL e devo dizer que é…

…uma grande porcaria! Pelo menos nas configurações que vêm por defeito que deixam as janelas a abanarem mais que folhas de arvore num dia ventoso. Porém depois de bem configurado é uma adição bem vinda ao meu ambiente de trabalho porque, á semelhança do que já tinha visto no Windows Vista, torna o mesmo mais fluido e adiciona algumas funcionalidades que ajudam bastante na produtividade (quase todas copiadas do Mac).

Com o XGL temos o cubo giratorio que torna as mudanças entre os 4 (ou mais) desktops muito mais simples e uma copia do Exposé que nos permite ver todas as janelas lado a lado e escolher a que desejamos. Já para não falar no preview das janelas quando se faz alt+tab á-lá-vista. Temos também o “snap to edges” que está bastante divertido (mas funcional) e a fluidez ganha pelo uso do GPU (bem como as transparencias á-lá-vista novamente).

No geral é mais eye-candy do que outra coisa mas eu pessoalmente acho uma adição bem vinda ao aborrecimento que se tornam muitos dos desktops linux. E para vos entreter aqui fica uma imagenzinha do meu cubo:

XGL
(Carrega na imagem para aumentar)


Para os curiosos deixem-me enunciar o que tive de fazer para conseguir colocar o XGL a funcionar:

Demorei meses até perceber como é que a aceleração 3D parecia inexistente apesar de absolutamente tudo pareçer normal mas há dias resolvi procurar novamente e descobri algo que me teria sido muito dificil de encontrar há meses: o chipset da minha motherboard (VIA PT800 numa ASUS P4V800D-X) não era suportado pelo modulo agpgart da kernel que vinha com o ubuntu e apenas a versão 2.6.17 disponha de compatibilidade. A slot AGP funcionava como simples PCI sem o suporte deste modulo o que impedia a aceleração 3D.

Depois de tentar compilar a Kernel 2.6.17 deparei-me com outro problema: O modulo fglrx (das drivers oficiais da ATI) não compilava e portanto eu permanecia sem aceleração 3D para a minha pobre Radeon 9600Pro. Tentei de tudo mas o erro persistia pelo que decidi retroceder e voltar a tentar a 2.6.16 com os patches de performance (que me reduziram o boot time em 20s depois de todas as optimizações que fiz). Procurei na internet e descobri que eram apenas 3 numeros que eu tinha de alterar no codigo fonte pelo que fiz eu mesmo a alteração e lá meti tudo a compilar…

Mas os drivers por defeito do Ubuntu não queriam compilar pelo que tive de ir buscar os oficiais á pagina da ATI, gerar o deb com o codigo para o modulo fglrx e compilar tudo novamente para finalmente dispor de aceleração 3D (testada com o fglrxinfo, glxgears e ut2004demo).

Aceleração pronta foi hora de instalar o XGL para descobrir que continuava a ter o maldito problema da falta de rebordos nas janelas com a adição de uma lentidão enorme em todas as aplicações… Sinal de que o XGL não estava a carregar bem pelo modo convencional. Solução: seguir as instruções para adicionar uma sessão de gnome com XGL separada da sessão normal com Metacity.

E assim chego ao meu cubinho digital onde processo agora o meu trabalho. Resta-me apenas recompilar novamente a Kernel para ter suporte para a minha Webcam que sem querer desactivei e reinstalar novamente o Ubuntu para resolver o problema de ter escolhido o locale EN_us na instalação em vez do PT_pt. Só tenho pena que os GDesklets tenham actualmente uma incompatibilidade com o XGL nas transparencias senão era perfeito…

E já agora se tiverem problemas com Linux neste momento seria uma boa hora para me perguntar porque todo o conhecimento está em alta no meu cerebro.

PS: Btw alguém sabe como faço um filmezinho a mostrar isto? é que não tava com muita paciencia para pesquisar mais hoje depois desta trabalheira dos ultimos dias…

  • Luis Nabais | 2006/07/08 - 21:22

Categorias