BSD

Eu habitualmente costumo ler o DistroWatch para me ir mantendo informado dos ultimos acontecimentos do mundo das distribuições linux e a cada semana que passa vejo mais e mais distribuições BSD a tomarem como alvo o ambiente de desktop…

Duas das principais serão talvez o PC-BSD e o DesktopBSD, ambas baseadas em FreeBSD e usando um ambiente grafico KDE.

Eu pessoalmente ainda só experimentei a primeira e gostei do que vi… São estaveis (cortesia da base FreeBSD) e têm já um suporte de hardware e de software notavel apesar de ainda se encontrarem a milhas de distancia de uma qualquer distribuição de Linux…

O PC-BSD que eu experimentei procura alcançar a “simplicidade” que os utilizadores Windows vieram a conheçer ao longo dos anos instalando cada programa atravez de instaladores especificos em pastas distintas de todo o resto do sistema operativo consequentemente eliminando muitos dos problemas de dependencias tão habituais em distribuições como SuSe e até mesmo o proprio Debian. Basta fazer o download do instalador, clicar duas vezes e seguir as instruções no ecrã para instalar uma qualquer aplicação… Obviamente que isto fez a maioria dos “hard-core users” gritar de panico porque é completamente diferente de tudo o que os *NIX fizeram até hoje mas será mesmo assim tão mau individualizar as aplicações num ambiente desktop?

No entanto o que torna o BSD tão apeteçivel é o facto de, na grande generalidade das vezes, bastar um simples recompile para colocar aplicações linux a funcionar e uma arquitectura diferente poderá significar uma posição de retirada caso alguma vez venham a surgir problemas de segurança inerentes á plataforma linux. Será que poderemos a assistir a uma migração do Linux para o BSD? Ou será isto apenas um interesse temporario? É essa a questão que vos vinha aqui colocar.

  • Luis Nabais | 2006/03/27 - 14:55

Categorias