3. Mac OS X Tiger (10.4.2) – K.I.S.S.


3.4 Multimedia
E chegamos agora a um ponto onde o mac consegue ser muito bom… e ao mesmo tempo muito mau.

Nos ultimos anos o mac tem existido sobre uma plataforma PowerPC (um processador da IBM) enquanto todo o resto do mundo dos computadores pessoais anda em plataformas x86 (a gama de processadores Intel descentes dos 486 para IBM-PCs… ironico não?). Onde é que isto envolve a multimedia? No reino dos jogos! Quase todos os programadores desta area estão habituados a programar para x86 e Windows e a forma como a memoria é trabalhada nestes processadores é diferente da forma como o é nos PowerPCs… Não vou entrar em promenor neste assunto porque não tenho conhecimentos mas daqui a 5 anos perguntem-me, a questão é que transportar jogos para mac é complicado, leva tempo e muito trabalho e acima de tudo custa muito dinheiro que as empresas de jogos não querem gastar…

A culpa é de quem? É de jogos como o Sim City ou o Prince of Persia que foram feitos para DOS, uma plataforma para PC no tempo em que ja havia mac… Ei mas era mais facil certo? Vendia mais certo? Faz hoje vender menos Macs certo? Certo! A maioria dos compradores de computadores hoje em dia são jogadores e consequentemente os Macs ficam fora de questão porque simplesmente não existem jogos nem vontade de os transportar para esta plataforma. Só para dar um exemplo, a secção dedicado ás ports para mac na ID Software (Quake, Doom…) é constituida por 1 pessoa salvo erro.

Mas nem tudo é mau no mundo do multimedia num mac e a parte boa chama-se iTunes! Não me vou repetir mas vou dizer que (e agora mais que nunca depois do lançamento do front row) se querem um computador para ver filmes e ouvir musica mas não querem abdicar do facto de terem uma forma de aceder ao vosso email e ver os vossos sites predilectos a vossa escolha é um Mac! Qualquer um! iMac ou MacbookPro é só escolher se preferem um desktop ou um portatil e por pouco mais de um PC equivalente têm um computador quase isento de falhas com todos os extras que podiam desejar como firewire, wifi, bluetooth, webcam, controlo remoto, entre outros…

A falha aqui está na falta de opções ao que vem por defeito mas quando vos dão uma pulseira de ouro quem é que quer usar uma de cobre?