2. Windows XP SP2 – Usado por 97%


2.5 Profissionalmente falando
Passando então para o ramo das empresas esta comparação torna-se ligeiramente inutil. Os pontos fortes do Windows para utilizadores caseiros não se aplicam aqui e as falhas de segurança fazem tremer qualquer gestor de sistemas. No entanto ferramentas como o Office são quase insubstituiveis na sua facilidade de instalar e usar pelo que ainda há muitas maquinas Windows em escritorios causando graves percas de produtividade devido ás falhas de segurança mas que continuam a ser percas menores do que aquelas provocadas pela habituação a outros pacotes como o OpenOffice.

De resto no que toca ao mundo profissional há um grande equilibrio de forças: No lado dos servidores Windows Server 2003 demonstra ser robusto ao ponto de começar a roubar o espaço de alguns servidores Red Hat Linux (e afins) enquanto no que toca ás estações de trabalho o Windows é rei e senhor em tarefas admnistrativas e o Mac em tarefas artisticas como trabalhos de Photoshop, Premiere e modelação 3D.

2.6 Conclusão
Resumindo e concluindo: o Windows serve para qualquer utilizador domestico: É eficiente no multimedia, está presente em todas as plataformas (desktop, laptop, tablet, media center, pda…) e proporciona uma experiencia satisfatoria ao utilizador. Ganha ao mac em preço de hardware e na compatibilidade com os jogos actuais e ao *nix pelo aspecto de coesão que o segundo ainda não tem e o preço reduzido aquando da compra de um computador novo (cerca de 100€) bem como a sua utilização por praticamente todos os fabricantes colocam-no numa posição de vantagem em relação aos demais. Sem sombra de duvida recomendaria o Windows a qualquer jogador se bem que com prudencia mas ao utilizador casual diria: gastem mais uns trocos e comprem um mac!