2. Windows XP SP2 – Usado por 97%

Primeira parte da minha analise sobre qual sistema operativo escolher.

Uma analise aos pontos fortes e fracos do Windows XP Service Pack 2 de uma vista de olhos de um utilizador casual com tendençias para se tornar Power User.


2.1 – Instalação

O processo de instalação do Windows XP é simples. Nada mais simples do que meter o cd, ler com atenção cerca de 3 ecrãs e a partir dai é tudo automatico até os ficheiros estarem copiados e em disco altura em que nos é pedido o serial e os nomes dos utilizadores.

Tenho de tirar o chapeu á microsoft no que toca á instalação do xp, é simplesmente uma das mais faceis de todos os sistemas operativos o que por um lado é optimo (quase todas as pessoas o conseguem instalar) como por outro é algo que faz qualquer power user gritar de panico devido á falta de opções.

No fim da copia dos ficheiros surge um paradoxo: apesar de existirem campos para criar multiplas contas separadas da conta de administrador o sistema entra por defeito para esta mesma na primeira utilização. Isto é claro um grave erro de segurança que se mantem desde a primeira versão do Windows e que permite que muito mais facilmente programas maliciosos penetrem no sistema e o danifiquem com gravidade.

2.2 Configurações
Neste ponto o Windows aprendeu com o seu “mentor” do Mac e nesta versão (mais concretamente no Service Pack 2) quase tudo é configurado automaticamente… no entanto a qualidade das drivers disponiveis no sistema deixa muito a desejar com performançes gritantemente inferiores ás drivers dos fabricantes pelo que se perde bastante tempo a instalar drivers caso não se tenha sorte. Ainda no campo das drivers algo que é um pouco estranho é a opção de verificar os servidores centrais do windows para obter drivers, estranhamente pareçe que nunca têm drivers para nós.

É-nos também presenciado um aviso sobre as funcionalidades de segurança que dispomos avisando-nos rapidamente para ligar as actualizações automaticas e firewall bem como recomendando a compra/instalação de um anti-virus. Uma boa ideia sem sombra de duvidas.