Hitchhicker’s Guide To The Galaxy

Hitchhicker\'s Guide To The Galaxy “I refuse to prove that I exist,” says God, “for proof denies faith, and without faith I am nothing.”
“But,” says Man, “the Babel fish is a dead giveaway isn’t it? It could not have evolved by chance. It proves that you exist, and so therefore, by your own arguments, you don’t. Q.E.D.”
“Oh dear,” says God, “I hadn’t thought of that,” and promptly vanishes in a puff of logic.

Esta é uma das muitas passagens do livro Hitchhicker’s Guide To The Galaxy que muito recentemente viu a sua adaptação ao cinema. E é precisamente desta adaptação que eu venho aqui hoje falar, mais concretamente da forma como fiquei chocado pela mesma.

Mas vamos a um pouco de background: Hitchhicker’s Guide To The Galaxy foi originalmente uma de 5 séries de rádio que foram transmitidas na BBC salvo erro na década de 80 e que posteriormente foram convertidas em livro tornando-se naquilo que eu poderia facilmente apelidar da bíblia do humor nonsense.

O Livro conta-nos a história de Arthur Dent, um simples descendente de macaco que acorda numa quinta-feira para descobrir que o menor dos seus problemas era a ponte de auto-estrada que a câmara municipal queria construir sobre a sua casa. O que ele estava prestes a descobrir é que o seu melhor amigo, Ford Perfect, é na realidade um extraterrestre dum pequeno planeta nos arredores de Betelgeuse e que o concelho interestelar está prestes a demolir a Terra para abrir caminho para uma ponte de uma auto-estrada interestelar. Tudo isto desencadeia uma sucessão de eventos que nos levam a descobrir uma pequena parte deste universo “incrível” saído da mente de Douglas Adams.

Cheio de teorias “existencialistas” recheadas de humor o livro é uma óptima leitura para toda a gente que gosta de humor mas obviamente que apenas recomendo ler a versão original (que em Portugal pode ser obtida na fnac), a chamada “triologia de cinco” composta por:

  • The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy
  • The Restaurant at the End of the Universe
  • Life, the Universe, and Everything
  • So Long, and Thanks for All the Fish
  • Mostly Harmless

Não se deixem enganar pelo chamado Movie Tie-In que se encontra á venda na maioria das livrarias e supermercados por esse pais fora visto que este foi alterado para conjugar com as visões capitalistas de Hollywood.

Passando então ao comentário ao filme propriamente dito: eu simplesmente odiei-o! Odiei o filme com todos os meus neurónios literários visto simplesmente não conseguir encaixar a história nos livros! Foram piadas alteradas para supostamente serem mais cinematográficas até ao exagero de criar novos personagens de forma a dar uma pitada de sentido ás alterações que foram feitas! Para mim o filme é o perfeito exemplo do que NÃO fazer ao adaptar uma obra literária ao cinema pois cederam á tentação de aparentemente conjugar os 5 livros num filme resultando numa mistura estranha que só é aceitável por aqueles que nunca leram os livros… O inicio do filme até está bastante interessante compreendendo-se as ligeiras alterações feitas mas assim que se atingem os cerca de 15/30min do filme as alterações começam a ser de tal forma gigantescas que qualquer leitor fica confuso não conseguindo encaixar o que vê no que leu… foi assim que me senti.

Resumindo e concluindo: se gostaram do filme leiam os livros e garanto-vos que não vão ficar calados quando o reverem, se ainda não o viram recomendo que não leiam antes de o ver ou acabaram por ter o filme, que segundo o que me tem sido dito é muito bom (apesar de eu o ter abominado no meu papel de leitor), completamente estragado.

Depois da adaptação bastante positiva do senhor dos anéis nunca esperaria algo deste tipo para o Hitchhicker’s Guide To The Galaxy mas não se pode ter tudo…

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy @ wikipedia

  • Luis Nabais | 2005/10/25 - 23:09

Categorias