Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Pixel Art Isométrica

Out 05 18

Escrito por Luis Nabais @ 18/10/05 23:10 | 14 Comentários »

Ponto 6: Ultimas dicas

E pronto assim chego ao fim do meu breve tutorial, não é deveras complexo e serve apenas como iniciação e com isto tudo já devem ter perdido pelo menos meia horita a aprender o básico dos básicos em Pixel Art e estranhamente praticamente tudo o que sei. Sim é muito pouco mas pouco é preciso para fazer coisas engraçadas usando este tipo de desenho, o que é preciso é paciência e saber ler tutorials mais avançados do que o meu.

E já que falamos em tutorials aproveito para deixar aqui 2 que eu considerei essenciais para a minha aprendizagem. Neles podem encontrar dicas para criarem esferas, círculos, texturas, “pessoas”, entre muita outra informação útil a qualquer pessoa que queira entrar neste mundo em tempos tão grande quanto a industria dos videojogos e agora abandonado em torno da modelação 3D:

Como ultima nota aviso que obviamente todas as minhas imagens aqui colocadas estão ampliadas a 800% e que usei o Paint para desenvolver todo o tutorial apesar de não o utilizar para os meus trabalhos nem o recomendar. Para um trabalho constante recomendo que obtenham o Photoshop ou o seu “equivalente” gratuito GIMP. Fiquem então com 2 links onde podem encontrar mais informação sobre estes dois programas e bom trabalho, divirtam-se com a Pixel Art.

pub:

14 Comentários

  1. Visitante X

    Muito bom o teu tutorial. Espero que aperfeiçoes a técnica para te tornares um verdadeiro pixel-artist Português!
    Para mim a dica mais porreira foi a de retirar as arestas ao cubo, para o tornar mais “real”.
    As pirâmides parecem efectivamente, o mais complicado… :roll:
    Permite-me também acrescentar que, nas ferramentas mais “profissionais”, e falo do Photoshop neste caso pois o meu contacto com o GIMP é praticamente nulo e não sei se tem essa funcionalidade, podes sempre manejar o “voltar atrás” através do history, e fazê-lo de uma forma pontual, e até mudar a ordem as acções, e dessa forma não perder todas as alterações que fizeste.

  2. rmvalente

    Estou a ver se inicio os meus “desenhos” em pixel art… Para mim ainda é muito desconhecido e o que sei, resume-se a relativamente muito pouco…

    [email protected] Enviem um e-mail se tiverem dicas interessantes que me possam ajudar…

    Uma pergunta…
    Eu tenho Macromedia Fireworks MX, é melhor, pior? Devo usar??? 😯

    😆 Comprimentos e parabens pelo Tutorial 🙂
    rmvalente

  3. Dextro

    Fireworks não é lá muito boa escolha para isto já que, se não me engano, é mais focado em desenho vectorial enquanto pixel art é baseado em pixeis. É possível utiliza-lo mas no entanto algo como o Paint.Net ou o Photoshop seriam possivelmente melhores escolhas.

  4. andrezero

    22 de Maio de 2008 ás 19:44

    a utilizar Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Windows Vista

    Execelente tutorial…

    Quando preciso de fazer algo do género, tipo icons, uso simplesmente o PAINT e tenho uma prática do caraças naquilo, o que é essencial porque só tem 4 níveis de undo!

    Claro que por vezes limito-me a pegar numa imagem maior e reduzi-la para 32×32 e depois dar uns toques ao nível do pixel para dar melhor definição aos contornos essenciais.

    Eu sou um grande fã do lado artesanal… quando se começou a falar de pixel art achei que era um back-to-the basics e um autêntico tributo aos velhos tempos do z80 e afins, em que os “sprites” eram “programados” pixel a pixel…

  5. António Pedro

    25 de Julho de 2008 ás 11:45

    a utilizar Mozilla Firefox 3.0.1 em Linux

    Há programas mesmo específicos para Pixelart… um que eu me sinto confortável a usar (e que é multiplataforma) é o mtPaint 🙂 Try it