Pixel Art Isométrica


Ponto 4: Pirâmides

Ok agora que já sabem fazer um pequeno cubo porque não passarmos ás pirâmides?

Para começar vamos ter de saber fazer linhas diagonais nesta perspectiva e aqui as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas, não tanto como as esferas ou os círculos mas mais complexo do que um simples cubo…

Vamos começar por uma pirâmide quadrangular, a partir de agora vou pedir-vos que examinem as imagens uma vez que se torna demasiado extenso explicar passo a passo estes sólidos.

Pirâmides:

Piramides
(Carrega para aumentar)

Esta parte vou deixar em aberto para aprenderem sozinhos visto eu próprio ainda não estar muito á vontade no assunto também. Deixarei links que vos serão úteis no fim do tutorial.

Ponto 5: Cor

Finalmente vamos dar cor á nossa criação: o cubo. Como disse antes primeiro vão precisar de descobrir a vossa fonte de iluminação. A minha por exemplo é regra geral da direita para a esquerda ou seja do lado direito está o meu sol imaginário e do lado esquerdo estão as minhas sombras imaginárias mas podem facilmente fazer o oposto…

Já que falamos em sombras deixo aqui uma pequena nota: criar sombreados em Pixel Art usando o Paint é deveras uma tortura tal como criar vidros e superfícies de água e a razão é simples: o efeito de estar á sombra/ do outro lado de um vidro/debaixo de água é apenas aplicar um tom mais escuro/azulado á imagem o que significa que terão de cuidadosamente escolher as cores “azuladas” do original que querem sombrear portanto, e se como eu decidirem usar um esquema cartoon, sugiro que esqueçam completamente as sombras e usem apenas os sombreados que vou de seguida enunciar.

Voltando ao nosso cubo e agora que temos o nosso sol sabemos que o lado mais iluminado obviamente será o que está mais exposto ao sol e neste caso será o topo da imagem, seguido do lado direito, seguido do lado esquerdo que será o mais escuro. Vejam o meu exemplo de duas formas distintas, a primeira com um rebordo negro e a segunda sem o mesmo rebordo procurando aumentar a sensação de realismo:

Cubos coloridos
(Carrega para aumentar)

Como podem observar o cubo do lado direito tem um aspecto muito mais realista do que o do lado esquerdo que poderíamos até apelidar de cartoon. Eu pessoalmente gosto de comparar com tecnologias modernas e defini-los como Cel-Shaded VS Anti-Alised. Notem também como a face mais iluminada é a superior seguida da direita e por fim temos a da esquerda que está na penumbra, isto dá a sensação de que existe uma verdadeira iluminação e sem ela as vossas imagens vão sempre parecer meio esborrachadas.

Um erro muito comum e que devo desde já avisar é que muita gente tem tendência a usar cores puras ou seja cores que apenas dispõem de apenas 1 cor primaria (verde, azul ou vermelho são as 3 cores primarias do espectro solar, não confundir com as cores primarias das tintas), isto é um gravíssimo erro pois resulta em cores berrantes que tornam a imagem desagradável á vista. Para corrigir isto no Paint é extremamente simples: dividam a paleta de cores em 3 e não a divisão que fica no meio.

Para conseguir os gradientes das cores no Paint simplesmente cliquem duas vezes nas vossas cores, escolham “Definir Cores Personalizadas” na janela que surge e usem a barra do lado direito da nova secção da janela subindo-a para clarear e descendo-a para escurecer. Nada mais simples.