BlogoEsfera

O que é a BlogoEsfera? Ou melhor: o que foi? Actualmente (ou até há bem pouco tempo) muita gente teimava em referenciar esta BlogoEsfera quando se queria referir a algo derivado dos muitos blogs existentes em Portugal no entanto eu nunca observei ninguém actualmente definir o que é para eles a BlogoEsfera.

Começarei então por definir o que creio ser visto como BlogoEsfera para estas pessoas: Uma comunidade que se cria em torno dos vários blogs nacionais existentes em Portugal e que se manifesta através de comentários entre si e posts a comentar outros de demais “membros” desta esfera… Calculo que esta definição esteja muito perto daquilo que o leitor casual vê como BlogoEsfera no entanto discordo da mesma (se bem que não na totalidade).

Se por um lado é verdade que aquela é uma boa definição de BlogoEsfera dei comigo a entrar num outro mundo, no que diria eu ser uma mais correcta definição de BlogoEsfera uma vez que era uma verdadeira comunidade. Uma comunidade que encontrei já em decréscimo mas uma verdadeira comunidade. Falo do fórum PTBloggers e do #blogger na PTnet, pontos de encontro de bloggers novos e experimentados onde podíamos obter comentários sérios ao nosso blog bem como criticas e sugestões para o nosso design e conteúdo.

Ambos estes locais encontram-se agora abandonados em detrimento da comunidade fácil do comentário ocasional que em nada leva para uma real coesão da mesma restando somente um grupo de pessoas que tem como coincidência os gostos que descreve nos seus blogs.

Espero que não levem a mal esta minha opinião no entanto sempre fui levado a acreditar que um blog não é mais que uma mera evolução das paginas pessoais ao contrario da evolução das antigas Mailling Lists que tomaram a forma actual de Fóruns, ambos têm o seu espaço: os primeiros como locais de expressão de opiniões pessoais de um determinado individuo e os segundos como locais de discussão de diferentes ideias e opiniões.

  • Luis Nabais | 2005/10/17 - 11:02

Categorias